Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/10/2019 às 08h17min - Atualizada em 27/10/2019 às 08h17min

Programa Terra da Gente se aventura pelos rios e lagos do Alto Xingu

Viagem é também oportunidade para conhecer os povos que lutam pela defesa da floresta.

Terra da Gente
ARAGUAIA NOTÍCIA / AGUA BOA NEWS
Tucunarés foram as estrelas na segunda parte da pescaria no rio Von Den Steinen Tucunarés foram as estrelas na segunda parte da pescaria no rio Von Den Steinen Foto: Terra da Gente


A região do Alto Xingu, no Mato Grosso, abriga a maior diversidade de povos indígenas do Brasil. São 16 etnias que falam 26 línguas diferentes. Sobreviventes, guerreiros, guardiões. No Parque Indígena do Xingu, homem branco não pode pescar, mas a equipe do Terra da Gente recebeu uma autorização do cacique Amutuá para conhecer a natureza da aldeia e um pouco do povo que ali vive.
 
A aldeia Steni é a primeira do parque para quem entra pelo rio. Ali vivem 24 pessoas. O cacique conta que, no passado, grileiros derrubaram a mata para plantar arroz. Com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios reconquistaram as terras e têm a missão de protegê-las. Uma missão que, muitas vezes, representa risco.


 
A palavra Steni é inspirada pelo nome do rio: Von Den Steinen, que por sua vez é uma homenagem ao médico alemão que estudou os povos do Xingu no final do século XIX. Com a missão de revelar as belezas do rio, a equipe do TG segue com a pescaria utilizando a técnica do fly. Além do curso do rio, nossos aventureiros testam os lagos isolados da região. Belos tucunarés aparecem.
 
Mas, como se está na Amazônia, o desejo de encontrar um belo peixe de couro é inevitável. Mudança de técnica, de isca, e lá vão nossos pescadores em mais uma empreitada. E para a alegria de todos, uma bela pirarara aparece.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90