Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/06/2019 às 19h02min - Atualizada em 08/06/2019 às 19h02min

O que é melhor: pós-graduação ou intercâmbio?

Carolina Glogovchan
ARAGUAIA NOTÍCIA


Os graduados do Brasil inteiro enfrentam um mercado de trabalho extremamente competitivo. Para quem acaba de sair da faculdade ou se formou há alguns anos, o estudo é uma possível solução para melhorar o posicionamento no negócio. No entanto, sempre existem aquelas dúvidas clássicas que afligem a população brasileira: pós graduação ou intercâmbio?
 
Esse tipo de escolha tem um enorme potencial de gerar insegurança. Segundo dados de 2018 do IBGE, o desemprego atinge 11,7% dos brasileiros e se engana quem enxerga nesse número pouca expressão, pois abrange 12,4 milhões de pessoas. Um dado como esse tem o potencial de deixar o mercado mais competitivo e as especializações tendem a ser vistas com bons olhos pelos contratantes.
 
Existem diferentes possibilidades de estudo depois da graduação, o mais importante é entender exatamente o que o indivíduo necessita e avaliar as possibilidades antes de decidir. Os trajetos podem ser muito interessantes, mas o retorno do investimento é crucial, e não pode ser deixado de lado pelo estudante.
 
A opção pelo intercâmbio tem inúmeros benefícios. É um espaço de aprendizado constante, não só pela questão do idioma, mas o contato com uma cultura diferente é de um proveito imensurável, que acontece não só devido ao país que se visita mas também às pessoas que se encontra. Um intercâmbio pode levar você a aprender um idioma ou, como é o caso de quem já tem esse conhecimento, a uma especialização.
 
Quem deseja sair do Mato Grosso, partindo do Aeroporto Internacional de Cuiabá com destino aos EUA, Canadá ou Inglaterra, por exemplo, precisa estar disposto a desembolsar em torno de R$4.000 apenas com as passagens aéreas, considerando um intercâmbio de três meses, sem contar os custos com moradia e cursos de idiomas, por exemplo.
 
Muitas vezes, uma viagem dessas não corresponde à realidade do brasileiro, afinal é um custo alto. Aqueles que optam pela vida de intercambista devem analisar muito bem se esse caminho vai levar ao crescimento profissional ou não.

Outra opção é a pós-graduação, que pode ser dividida em três modelos distintos. Uma delas é o conhecido MBA (sigla em inglês para Master of Business Administration), focado nas áreas de administração, gestão e negócios, que representa uma especialização voltada para líderes e gestores dessas áreas. As outras duas opções são dois gêneros de pós-graduação com naturezas diferentes.

A pós-graduação ainda conta com duas possibilidades. A opção stricto sensu é destinada a quem busca explorar a área acadêmica de sua profissão, que pode levar o estudante a um mestrado e, também, a um doutorado. Porém, se a busca é focada em uma especialização, o lato sensu tem foco em apresentar ferramentas para o mercado de trabalho.

É importante destacar que o estado do MT conta com muitas opções de faculdades e universidades, como o ICE - Instituto Cuiabano de Educação, o IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, a Universidade de Cuiabá, o Centro Universitário de Várzea Grande e a UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, que oferecem diferentes cursos de pós-graduação.

Assim, quem está buscando uma especialização ou vivência para se estabelecer no mercado de trabalho, tem um cardápio repleto de opções para alavancar a carreira através do estudo. Analise as opções e boa sorte!
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90