Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/04/2024 às 16h01min - Atualizada em 16/04/2024 às 16h01min

Na Semana dos Povos Indígenas, Museu Natural da UFMT apresenta cartilha bilíngue em escola de Barra do Garças

A cartilha “Aves do MuHNA” apresenta informações em português e Xavante sobre 10 aves do cerrado, que integram o acervo do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA)

Luiguy Kennedy Silva Cabral / UFMT - BG
Araguaia Notícia
Com a participação da comunidade escolar e de professores e acadêmicos da UFMT Campus Araguaia, foi realizado nesta terça-feira, 16 de abril, o lançamento da cartilha Aves do MuHNA, na escola Estadual Irmã Diva Pimentel, em Barra do Garças. Os principais protagonistas do evento foram estudantes da escola da etnia Xavante, que além de fazerem a leitura da cartilha na sua língua de origem, ressaltaram a importância das aves para o povo as tradições Xavante. 

Conforme conta o indígena Oscar Wa´raimé Uberete, no ritual Danhonõ, que é a passagem da fase de adolescência para a vida adulta, é utilizada a pena de arara canindé. A cartilha apresenta 10 aves, entre elas: a arara canindé, a arara vermelha, o tucano e o sabiá.  O material foi elaborado ao longo de 2023, pelo Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia. 

Paralelamente, ao lançamento da cartilha, foi realizada a exposição fotográfica Modos de Ver, com imagens que mostram o dia a dia nas aldeias Xavante, além de rituais que integram a tradição deste povo. As fotografias foram produzidas por indígenas. A exposição fotográfica permanecerá na escola até sexta-feira, dia 19, podendo ser visitada por toda a comunidade. 

Foram doados 100 exemplares da cartilha para a escola, que poderá destinar para a biblioteca ou realizar outras ações do material paradidático. A produção e lançamento da cartilha são as primeiras ações um conjunto de atividades que compõem um projeto MuHNA Ciência, Tecnologia e Inclusão, aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A diretora do MuHNA, professora Márcia Pascotto, ressalta que a cartilha bilíngue: “é um compromisso social da Universidade e do MuHNA, é um direito garantido em lei que todos os ambientes culturais devem ser acessíveis”. Pascotto destaca que pela localização geográfica, o MuHNA tem responsabilidade com a comunidade Xavante “que é um público assíduo no museu”. Para ela a cartilha é uma forma de ter a cultura Xavante representada no Museu e de interação com a comunidade, além de oportunizar “troca de conhecimentos e cultura”.

A cartilha também será lançada em uma aldeia indígena, em data a ser definida pelos idealizadores. O MuHNA disponibilizará um exemplar físico da cartilha para cada escola do município de Barra do Garças e a versão digital estará disponível no site. 
Está prevista para o segundo semestre a exposição homônima à cartilha, que vai abrir as atividades culturais do MuHNA, que atualmente está em reforma. Nesta exposição os visitantes terão uma experiência sensorial, com a possibilidade de ouvir o som das aves e a narração das informações da cartinha em português e Xavante.

A iniciativa, pesquisa e autoria da cartilha bilíngue foi dos professores da UFMT/CUA, Deyvisson Pereira da Costa e Maxwell Gomes Miranda e a tradução para a língua Xavante do líder indígena Oscar Uberete. 

Além da cartilha sobre aves, o Museu já realizou a produção de duas outras cartilhas: “Fósseis do MuHNA” e “Mamíferos do MuHNA”, que reúnem informações sobre o acervo da coleção paleontológica e as principais espécies de mamíferos do museu, somente em língua portuguesa. Os materiais estão disponíveis de forma digital no site https://muhna.cua.ufmt.br/

O museu

O Museu de História Natural do Araguaia (MuHna), com sede no Campus da UFMT,  em Barra do Garças é uma unidade da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). O espaço foi inaugurado em junho de 2018 e já recebeu visitantes de 16 estados, 82 cidades e 3 países. No último ano, foram 3.816 visitantes.

O Museu é uma iniciativa de um grupo de professores da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) com o objetivo de oferecer um espaço público dedicado à disseminação da ciência. 

O MuHNA conta com acervos de paleontologia, geologia, invertebrados, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis, aves e mamíferos. Atualmente, o museu está fechado para reforma e a previsão de reabertura é no segundo semestre desse ano.

Museu de História Natural do Araguaia – MuHna
Avenida Valdon Varjão , nº 6390
Barra do Garças – MT

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90