Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/06/2018 às 11h24min - Atualizada em 11/06/2018 às 11h24min

UFMT Araguaia realiza o IX Encontro Macro-Jê em Barra do Garças

UFMT / Victor Santos
Araguaia Notícia
O IX Encontro Macro-Jê, que será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, pelo Curso de Licenciatura em Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, entre os dias 19 a 22 de junho de 2018, em Barra do Garças - MT, e tem por objetivo reunir docentes, pesquisadores e discentes da graduação e pós-graduação, indígenas e não indígenas, para apresentação e divulgação de suas pesquisas científicas, com vista a aprofundar e ampliar o conhecimento científico, considerando a relação sujeito/línguas/culturas Macro-Jê, a partir de diversas perspectivas teóricas.

A cada edição do Encontro Macro-Jê expande-se e vai se consolidando um importante espaço de reflexões/discussões tanto teóricas quanto práticas em campos do conhecimento que dialogam no sentido de difundir as pesquisas e fortalecer os povos pela sua língua e cultura.

Do ponto de vista linguístico, as línguas Macro-Jê exibem padrões gramaticais bastante incomuns, especialmente, no contexto sul americano, evidenciando sua relevância para a Linguística e, num sentido mais amplo, para a compreensão da linguagem humana. Já em uma perspectiva antropológica, os resultados desses estudos contribuem para a compreensão, por exemplo, de sistemas complexos de organização social e manifestações culturais a ela associados. Numa visão prática, os conhecimentos produzidos têm servido para o planejamento e execução de políticas educacionais, como formação de professores/pesquisadores indígenas em cursos de Licenciaturas Interculturais, voltadas para a valorização e manutenção da identidade linguística e cultural desses povos.

Para mais informações acesse o nosso site: <https://sites.google.com/view/macroje9/o-evento>.

Ou nos contate pelo e-mail: [email protected]

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90