25/03/2012 às 22h25min - Atualizada em 25/03/2012 às 22h25min

Radialista completa 26 anos de profissão em Mato Grosso

Araguaia Noticia
Jornal do Casanova Ronaldo, Paulo Emílio e Pedro Mesquita. Em pé, saudoso Jota Fonseca

O radialista Ronaldo Couto está completando 26 anos de profissão neste domingo (25). Ele começou a carreira como plantonista esportivo na Rádio Difusora e hoje atua como repórter e apresentador da Tv Serra Azul e correspondente do Olhar Direto de Cuiabá. 

Um dos repórteres mais conhecidos no interior de Mato Grosso, Ronaldo sempre atuou em Barra do Garças e escreveu para capital do estado. Sua trajetória começou na ‘latinha’, ou seja, no rádio, em 1986 incentivado pela geração de ouro da Rádio Difusora que tinha Pedro Porto, Valter Pereira, Wilson Duarte (falecidos); Paulo Roberto e Valdelino Ribeiro.

A Difusora foi inaugurada em 1986 e Ronaldo já estava fazendo estágio na emissora e estreou dia 25 de março de 1986 no programa de esportes ao lado de Paulo Emílio, Pedro Mesquita e o saudoso Jota Fonseca. Essa foto histórica foi tirada coincidentemente porque nesse dia tinha uma equipe de jornal aguardando o cantor Amado Batista.

O cantor goiano se apresentou logo na seqüência e parabenizou o novo radialista. Aos 15 anos, Ronaldo iniciava a sua carreira no esporte e depois passo apresentar o programa Dose Dupla. Em 1992, Ronaldo foi convidado por Paulo Roberto para fazer jornalismo e passou atuar como repórter de rua passando pelas delegacias, batalhões e prefeituras a procura de informação.

Ronaldo logo se destacou no rádio pela precisão nas informações e a vontade de ajudar as pessoas. Outra qualidade do radialista que fez sucesso mais tarde já na televisão. Aliás, Ronaldo estreou na tela na Tv Araguaia, hoje Tv Centro Oeste em 1999. Em 2000, ele passou para a Tv Cidade onde começou atuar no Povo na TV, quadro social onde aflorou outro lado de Ronaldo para ajudar o povão.

O seu trabalho na tela lhe rendeu um mandato de vereador em 2004 como segundo mais votado na cidade. Em 2008, Couto não se reelegeu por causa da perseguição política que sofreu na cidade.

Hoje atuando na Tv Serra Azul / Band, Ronaldo faz uma dobradinha com Vander Lima apresentação do Jornal da Band das 11h30 às 13h30; e o Band Urgente das 18h50 às 19h20.

A história de Ronaldo Couto começou nas ruas de Barra do Garças vendendo picolé, coxinha e depois trabalhando na oficina Eletro Rádio Tv do Alcir Couto. Filho de Adão e Eunice, a Japonesa, Ronaldo foi criado pelos avós Albano Couto e a saudosa Orozina Martins de Moraes.

Ronaldo conta que a sua família veio da Bahia para Barra do Garças em 1940 a pé com seo Antônio Primo que depois trouxe seo Albano a cavalo. Depois vieram a tia Ciriaca, tia Messias, João da Vaca, Antônio Padeiro, entre outros.

Casado com a professora Márcia Couto e pai de Daniela e Ronaldo Júnior, Ronaldo está fazendo a sua segunda faculdade. Ele está no 3º ano de Jornalismo e antes se formou em Letras.
“Minha vontade sempre foi servir a população. Aprendi que o microfone pode ser uma arma e pode ajudar muita gente quando é aplicado para o bem. Agradeço o carinho de todos e divido esse momento de alegria com todos. E se Deus me der saúde e força quero chegar aos 50 anos de profissão ajudando o meu povo”, completou.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.4%
1.4%