Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/09/2023 às 08h44min - Atualizada em 21/09/2023 às 08h44min

Desfile cívico em comemoração aos 75 anos de Barra do Garças alerta para responsabilidade com o Meio Ambiente

Araguaia Notícia 

Durante a comemoração de aniversário da cidade de Barra do Garças, pesquisadodres, professores e estudantes da  Escola Estadual Francisco Dourado, chamaram atenção para a conscientização da população barra-garcense sobre a importância da conservação e preservação das nascentes dos Rios Araguaia e do Garças.
 
Durante a caminhada, os participantes alertaram para as crises climáticas e hídricas que o planeta enfreta. Foram exibidas faixas, destacando a urgência para preservar as nascentes e as áreas de entorno, garantindo assim, a limpeza e proteção destas fontes vitais de água.
 
Para a advogada Zenilda Lima, membra do CBH Alto Araguaia, a proposta é formar ambientalistas para serem multiplicadores dessa consciência e responsabilidade de cuidar do Meio Ambiente. “Nas escolas, trabalhamos a reciclagem de lixo, plantio de árvores, germinação de sementes, produção de sabão, entre outras atividades”, pontua Zenilda. Ela destaca o trabalho desenvolvido junto à Escola Estadual Francisco Dourado, e que nos próximos dias serão feitas coletas de sementes de Ipê e os estudantes irão fazer a germinação e plantio de árvores as margens dos rios.
 
O CBH Alto Araguaia e o Centro de Pesquisa do Pantanal executam um projeto piloto de recuperação e conservação das nascentes que dão vida ao Rio Garças, onde se encontra o Córrego Fundo, e conta com o apoio dos produtores da região.
 
O presidente da CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Queiroz, ressalta que enquanto cidadãos devemos contribuir para um desenvolvimento sustentável para o município. E que a manifestação durante o desfile cívico foi para chamar a atenção para a questão das águas frias e termais e o grande potencial aquífero que Barra do Garças possui e que precisa ser preservado. “O futuro do desenvolvimento da região do Araguaia depende exclusivamente do volume e da qualidade das águas. A água é fator limitante para o crescimento”, ressaltou Clodoaldo.
 
Durante o desfile foram distribuídas mudas de plantas nativas ( Baru, Sete Casca, Mandiocão, Copaiba, Paineira e Murici) simbolizando a recuperação das áreas degradadas e das nascentes ao longo do Córrego Fundo.
 
Para o professor Pablo Henrique, da Escola Estadual Francisco Dourado, agir com antecedência, com a preservação e conservação das nascentes dos  rios Araguaia e Garças,  é garantir a segurança hídrica das próximas gerações.  Ele destaca que desenvolve em sala de aula um projeto ambiental, em parceria com CBH Alto Araguaia,  com o  intuito de levar o ensino sustentável alinhado com os conteúdos de Ciências. “Fazemos alguns projetos como a plantação de mudas de Ipê, árvore bastante simbólica de nossa região. Acredito que isso beneficia os alunos a conquistarem uma mentalidade sustentável, tanto para a vida pessoal como para uma futura vida acadêmica”, concluir Pablo.
 
O projeto piloto de Revitalização do Córrego Fundo é referência para garantia de quantidade e qualidade de água na região do Araguaia, e tem como apoiador o Banco Bradesco S.A.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90