23/01/2019 às 16h12min - Atualizada em 23/01/2019 às 16h12min

O que é melhor: pós-graduação ou intercâmbio?

Araguaia Notícia
Os graduados do Brasil inteiro enfrentam um mercado de trabalho extremamente competitivo. Para quem acaba de sair da faculdade ou se formou há alguns anos, o estudo é uma possível solução para melhorar o posicionamento no negócio. No entanto, sempre existem aquelas dúvidas clássicas que afligem a população brasileira: pós graduação ou intercâmbio?
 
            Esse tipo de escolha tem um enorme potencial de gerar insegurança. Segundo dados de 2018 do IBGE, o desemprego atinge 11,7% dos brasileiros e se engana quem enxerga nesse número pouca expressão, pois abrange 12,4 milhões de pessoas. Um dado como esse tem o potencial de deixar o mercado mais competitivo e as especializações tendem a ser vistas com bons olhos pelos contratantes.
 
            Existem diferentes possibilidades de estudo depois da graduação, o mais importante é entender exatamente o que o indivíduo necessita e avaliar as possibilidades antes de decidir. Os trajetos podem ser muito interessantes, mas o retorno do investimento é crucial, e não pode ser deixado de lado pelo estudante.
 
            A opção pelo intercâmbio tem inúmeros benefícios. É um espaço de aprendizado constante, não só pela questão do idioma, mas o contato com uma cultura diferente é de um proveito imensurável, que acontece não só devido ao país que se visita mas também às pessoas que se encontra. Um intercâmbio pode levar você a aprender um idioma ou, como é o caso de quem já tem esse conhecimento, a uma especialização.
 
Quem deseja sair do Mato Grosso, partindo do Aeroporto Internacional de Cuiabá com destino aos EUA, Canadá ou Inglaterra, por exemplo, precisa estar disposto a desembolsar em torno de R$4.000 apenas com as passagens aéreas, considerando um intercâmbio de três meses, sem contar os custos com moradia e cursos de idiomas, por exemplo.
 
            Muitas vezes, uma viagem dessas não corresponde à realidade do brasileiro, afinal é um custo alto. Aqueles que optam pela vida de intercambista devem analisar muito bem se esse caminho vai levar ao crescimento profissional ou não.
 
            Outra opção é a pós-graduação, que pode ser dividida em três modelos distintos. Uma delas é o conhecido MBA (sigla em inglês para Master of Business Administration), focado nas áreas de administração, gestão e negócios, que representa uma especialização voltada para líderes e gestores dessas áreas. As outras duas opções são dois gêneros de pós-graduação com naturezas diferentes.
 
            A pós-graduação ainda conta com duas possibilidades. A opção stricto sensu é destinada a quem busca explorar a área acadêmica de sua profissão, que pode levar o estudante a um mestrado e, também, a um doutorado. Porém, se a busca é focada em uma especialização, o lato sensu tem foco em apresentar ferramentas para o mercado de trabalho.
 
            É importante destacar que o estado do MT conta com muitas opções de faculdades e universidades, como o ICE - Instituto Cuiabano de Educação, o IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, a Universidade de Cuiabá, o Centro Universitário de Várzea Grande e a UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, que oferecem diferentes cursos de pós-graduação.
 
            Assim, quem está buscando uma especialização ou vivência para se estabelecer no mercado de trabalho, tem um cardápio repleto de opções para alavancar a carreira através do estudo. Analise as opções e boa sorte!
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.7%
75.2%