Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/04/2012 às 12h27min - Atualizada em 06/04/2012 às 12h27min

Talentoso artista plástico apaixonado por Van Gogh morre longe da fama

Olhar Direto
Leandro Néri

Ele se dizia um apaixonado por Van Gogh, artista holandês que teve a sua genialidade somente reconhecida após sua morte. Um surrealista. Era assim que se definia o artista plástico de Barra do Garças Raimundo Miguel Lacerda que faleceu aos 56 anos e como Van Gogh morreu longe da fama e da riqueza.

Admirado por outros artistas da cidade, Lacerda por muitos anos foi professor na escolinha de artes da prefeitura e produziu várias obras inclusive tem um quadro exposto no Vaticano. O artista barra-garcense morreu terça-feira (3) devido à complicação numa cirurgia de vesícula em Goiânia.

Ele viveu boa parte de sua vida no anonimato sem chamar muita atenção e sem ser reconhecido pela sociedade. Porém os artistas de Barra do Garças conheciam e respeitavam o trabalho de Lacerda e o chamavam de Van Gogh do Cerrado.

Apaixonados da cultura acreditam que Lacerda sofreu muito com a decisão da prefeitura de retirá-lo do prédio da escolinha de artes mesmo oferecendo outro lugar isso teria abalado o artista.

O trabalho de Lacerda virou tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do formado em Letras Leandro Neri que por mais de dois anos pesquisou o artista com várias fotos, depoimentos e histórias do artista. “Ele era simples e não era apegado ao luxo. Vivia dentro da escolinha mesmo. Aquilo era a vida dele”, conta Neri.

A artista plástica Mônica Lobo enfatizou o talento de Lacerda. “Ele era extremamente talentoso e tinha uma percepção fantástica para as coisas. Artistas de outras cidades quando vinham a Barra do Garças queriam conhecer o Lacerda”, relembra Lobo que lamentou o fato de alguns artistas somente serem conhecidos após a morte.

A advogada Madalena Assunção, amiga de muito tempo do artista, informou que constantemente apareciam pessoas para comprar os quadros do Lacerda e que um deles está exposto hoje no Vaticano. Na década de 90, o artista barra-garcense conquistou um prêmio estadual em Cuiabá cuja banca examinadora tinha jurados do exterior.


SURREALISMO

As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre muitas de suas metodologias estão à colagem e a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris nos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional.


VAN GOGH

A genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura _ "O Vinhedo Vermelho". Em maio de 1990, uma de suas mais conhecidas obras, "O Retrato de Dr. Gachet", pintado um século antes, justamente no ano de sua morte, foi comercializado por US$ 82,5 milhões.

Maior expoente do pós-impressionismo, ao lado dePaul Gauguin e Paul Cézanne, Vicent Willen Van Gogh, foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos fundamentais para um estudo mais aprofundado de sua arte. Na sua fase mais produtiva (1880/90), Van Gogh foi completamente ignorado pela crítica e pelos artistas. Atualmente, os seus quadros estão entre os mais caros do mundo.

Na infância, Van Gogh aprendeu inglês, francês e alemão. Mas, com apenas 15 anos, deixou os estudos para trabalhar na loja de um tio, em Haia (Holanda). Com 24 anos, achou que a sua vocação era trabalhar com a evangelização, chegando a estudar teologia, em Amsterdã. Pouco tempo depois, dividiu os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão, ao mesmo tempo em que iniciava a carreira profissional como pintor.

Com textos complementares do Wikipédia e UOL Educação sobre Surrealismo e Van Gogh.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90