Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/10/2024 às 15h23min - Atualizada em 03/10/2024 às 15h23min

Estudante de Barra do Garças irá para Inglaterra em intercâmbio do Governo de MT

Ana Júlia Ferraz é aluna da Escola Militar Tiradentes e vai participar do programa "MT no Mundo"

Semana 7
Araguaia Noticia
Arquivo pessoal
A estudante Ana Júlia Ferraz, de 16 anos, irá para Inglaterra participar de um programa de intercâmbio ‘MT no mundo’, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso. Ela é aluna do 1° ano da Escola Militar Tiradentes de Barra do Garças e será a única representante de Barra do Garças na segunda edição do projeto.

Todas as despesas são pagas pela Secretaria de Educação do Estado - SEDUC. Durante a estadia, cada estudante receberá ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Governo de Mato Grosso vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas, incluindo deslocamento, alimentação, hospedagem e certificado internacional de vacinação.

Ana Júlia conta que conheceu o programa por meio de sua irmã, Ana Carolina Alcântara, que participou da primeira edição. “No ano passado, ela foi escolhida e quando eu vi isso a minha vontade de participar só aumentou. Quando ela me falou que estava tendo esse programa já fiquei com vontade, mas ainda não poderia participar, pois é para estudantes do ensino médio”, explicou a jovem.

Existem duas formas de ser selecionado, sendo 50 vagas destinadas ao estudante que estiver matriculado na rede pública estadual, ter completado o curso ‘Mais Inglês MT’, ter concluído os quatro testes de avaliação e não ter ocorrência disciplinar. As outras 50 vagas são preenchidas pelos melhores colocados na avaliação de saída no final do ano, uma prova de português e matemática.

Na Inglaterra, 100 estudantes farão uma imersão de 21 dias na Língua Inglesa, em curso com 30 aulas semanais. O programa Intercâmbio MT no Mundo já recebeu um investimento de R$ 10,7 milhões e faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos, que busca posicionar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.

A estudante afirma que ir para a Inglaterra permitirá que ela desenvolva ainda mais as habilidades, além de se tornar fluente em um outro idioma. “As minhas expectativas com a viagem é aprender sobre uma cultura diferente, fazer novas amizades e melhorar meu inglês. Pretendo ir para o nível avançado, se não fluente, pelo menos avançado, e também minha habilidade de comunicação, de me expressar, de resolver as coisas sozinha sem o auxílio dos meus pais em um país diferente”, disse.

Ana Júlia e uma outra estudante contemplada irão morar em Oxford, a 99 km de Londres, com uma família local acostumada a receber intercambistas há mais de 11 anos. A host family recebe uma quantia em dinheiro para acomodar os estudantes e tem obrigação de criar ambientes favoráveis à formação dos intercambistas, além de fornecer café da manhã e jantar. O almoço será feito na escola em que os jovens irão estudar.

Bruna Martim, de Querência, Gabriel Oliveira, de Torixoréu, Ana Júlia Ferraz, de Barra do Garças, João Pedro Ville e Marcos Henrique Trento, de Água Boa, serão os representantes do Vale do Araguaia no programa que acontece no continente europeu. Eles embarcam para Londres na tarde deste sábado (05), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande - MT.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »