Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/04/2024 às 19h49min - Atualizada em 02/04/2024 às 19h49min

Com educação vamos melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas, afirma Dr. Eugênio

Assessoria
Araguaia Noticia
Deputado do Araguaia organizou encontro de trabalho e encaminhamentos com presença de 24 caciques Xavantes da Terra Indígena Areões. Secretaria quer diagnóstico de aldeias e fará plano de ação para solução dos problemas

Deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) liderou reuniões com 24 caciques Xavantes no seu gabinete e na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para buscar solução sobre a má qualidade da educação da etnia.

“Através da educação nós vamos conseguir melhorar a qualidade de vida dos indígenas, mudar uma realidade que, infelizmente, é muito triste”, avaliou o deputado na terça-feira (26/3).

“O que fizemos hoje foi levar demandas para resgatar a dignidade e condições mínimas deles na educação”, afirmou o deputado em reunião.

Os caciques representam 40 aldeias da Terra Indígena Areões, com maior parte do território no município de Nova Nazaré e em Água Boa. Acompanharam as reuniões os vereadores Elson Kamiguchi, Genecy Celestino e o ex-vereador Reginaldo Colle, Narizinho.

O cacique geral da Terra Indígena, Silvério Tserebura Tserenhibru, disse que a reunião foi inédita. Ele relatou as dificuldades para a educação indígena.

“Nós nunca viemos em Cuiabá, é a primeira vez a ideia de estar aqui e falar com o senhor secretário. O que eu quero hoje aqui é uma escola de qualidade. É uma vergonha nossas crianças passando fome, começam a beber. É um galinheiro (escola)”, disse indignado sobre falta de condições e a alimentação escolar de responsabilidade do município.

“Nós dissemos ao deputado para colocar uma escola indígena no Areões. Vários caciques não sabem falar e explicar, porque não tem escola de qualidade. Nossa situação é muito difícil. Os caciques não conseguem entender”, afirmou aborrecido.

“O professor recebe como prestação de serviço. Quero que o senhor explique. Nós não entendemos”, pediu o cacique ao secretário de Educação.

“Quero parabenizar vocês por essa oportunidade do deputado e vocês da secretaria”, agradeceu.

Vulnerabilidade

Dr. Eugênio é presidente da Frente Parlamentar da Defesa dos Povos Indígenas da Assembleia Legislativa e tem feito diversas ações para garantir direitos aos indígenas. "Visitamos aldeias recentemente e vimos a situação precária da educação e da vulnerabilidade deles”, lamentou.

Na reunião na Seduc, o deputado observou o fato do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta terem feito trabalho com resultados melhores no índice da educação básica (IDEB) em Mato Grosso. 

“Infelizmente a educação de qualidade para a população não indígena não chegou até agora à população indígena com prédios sucateados, porque aquilo não é sala de aula. Uma situação não condizente com o que a Seduc leva aos outros irmãos mato-grossenses”, comparou Dr. Eugênio.

Secretaria de Educação

O secretário de Educação, Alan Porto, disse que estava grato por receber os caciques e que era importante ouvir o que os indígenas precisam para a secretaria poder agir com um plano de ação.

“É uma dificuldade logística chegar nas aldeias. As empresas não têm interesse em fazer contratação com o município e o Estado. Levar infraestrutura é um desafio”, disse o secretário que afirmou ter 70 escolas indígenas em Mato Grosso.

“O objetivo é fazer uma nucleação, que é identificar a infraestrutura do município ou do Estado, com investimento em manutenção ou reforma", propôs o secretário. 

"O Estado pactua convênio com a prefeitura, o governo repassa o recurso para esse núcleo que receberá alunos indígenas. No caso do transporte escolar, será feito mapeamento de rotas e o Estado manda recurso para o município manter o transporte”, sugeriu o secretário de Educação.

Dr Eugênio – O Deputado do Araguaia

 
Cuiabá-MT, 27 de março de 2024

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90