Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/10/2023 às 18h04min - Atualizada em 05/10/2023 às 18h04min

Vereadores de Barra do Garças participam de audiência pública em Defesa do Araguaia

Os municípios que possuem áreas úmidas enfrentam a possibilidade de impactos em suas cadeias produtivas

Araguaia Notícia
Na manhã de quinta-feira (5/10), os vereadores de Barra do Garças participaram de uma audiência pública, promovida pelo Deputado Drº Eugenio (PSB)  na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), onde debateram e propuseram encaminhamentos relacionados às áreas úmidas do Vale do Araguaia e Vale do Guaporé. 

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), a decisão de criar áreas úmidas afetará 17 municípios do Araguaia. Mesmo que Barra do Garças não tenha sido incluída na lista, os vereadores estiveram presentes para enfatizar a importância de defender a cadeia produtiva e a economia da região do Araguaia como um todo.

A Caravana em Defesa do Araguaia, liderada pelo Deputado Estadual Dr. Eugênio (PSB), contou com a participação de líderes políticos de diversos municípios do Araguaia. Eles pediram um processo cuidadoso e sereno na definição das áreas úmidas na região, destacando o impacto que essa delimitação pode ter no desenvolvimento e nas economias locais.

Os municípios que possuem áreas úmidas enfrentam a possibilidade de impactos em suas cadeias produtivas, como na produção de soja e milho, o que poderia prejudicar o desenvolvimento econômico da região. O município mais afetado pela proposta é Cocalinho, que perderá 1 milhão e 609 mil hectares. No total, a região do Araguaia perderá 4,2 milhões de hectares.

Os vereadores Jairo Marques (Republicano), Guinha (PSD), Pedro Filho (PSD), Zé Gota (PSDB) e Ronair Nunes (PSDB) ressaltaram que a participação na Caravana em Defesa do Araguaia é uma maneira de afirmar que a região é um dos grandes produtores de alimentos do estado, desempenhando um papel fundamental no abastecimento de milhares de brasileiros. Para eles, é crucial que as áreas úmidas sejam regulamentadas para não impactar negativamente o setor produtivo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90