Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/12/2021 às 07h03min - Atualizada em 10/12/2021 às 07h03min

Prefeito Adilson e Defesa Civil vistoriam pontos de alagamentos em Barra do Garças após chuva de 40 milímetros

De acordo com a engenheira o entupimentos de bueiros e obras inadequadas podem ser principais fatores que provocaram os alagamentos na última quarta-feira, a Prefeitura já realiza limpeza dos locais mais afetados.

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da Secom-BG

Na manhã de quinta-feira (9/12), a equipe técnica de engenheiros da Prefeitura de Barra do Garças e a Defesa Civil Municipal estiveram realizando uma vistoria dos locais mais afetados pela chuva da noite anterior. O temporal provocou alagamentos em alguns pontos da cidade e queda de árvores durante ventania.

Na noite de quarta-feira (08), a Defesa Civil foi acionada para prestar suporte aos moradores da rua 24 no bairro Ouro Fino; nas ruas São Marcos e Raimundo Melo no bairro Cristino Cortes; e nas ruas São Sebastião e Independência, próximo ao Coopema

De acordo com a avaliação técnica, as enchentes decorreram de uma série de fatores que propiciaram os alagamentos, sendo o entupimento dos bueiros e o manilhamento inadequado os principais causadores das enchentes.

As bocas-de-lobo localizadas em ruas de pontos mais baixos desses bairros, receberam uma grande quantidade de resíduos que foram trazidos pelas enxurradas, como areia, cascalho de construção, folhas, galhos de árvores e outros materiais que provocaram os entupimentos dos bueiros.

A engenheira civil, Maria Carolina Moraes, da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras, destaca que as estruturas de drenagem antigas e feitas de maneira irregular, e com manilhamento que não consegue dar vazão à drenagem das águas pluviais, podem ser os principais fatores que ocasionaram o alagamento nesses locais específicos.

“O fator principal que podemos observar foi a obstrução dos bueiros que são essenciais para receptação de água da chuva, é por ele que essa água é  drenada com destino às galerias pluviais, mas as manilhas também precisam ser adequadas caso contrário não conseguem suportar um grande volume de água, como na noite passada”.

O prefeito Dr. Adilson esteve presente em algumas ruas mais afetadas onde pôde presenciar parte do estrago causado pela chuva, e ressaltou que a Prefeitura vai intensificar o trabalho de limpeza visando evitar novos incidentes como esse.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
“Nós já destinamos uma equipe para estar realizando a limpeza desses locais, retirando os resíduos que estão obstruindo os bueiros, além da coleta de entulho e de árvores que caíram com a ventania. Nosso objetivo agora é evitar novos alagamentos já que a tendência é que a chuva continue nos próximos dias e posteriormente a Secretaria de Obras e a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos vão estudar a melhor maneira de resolver esse problema permanentemente”.

Na manhã desta quinta-feira (10/12), a Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo e Paisagismo e a empresa Clean Master, iniciaram o trabalho de limpeza dos bueiros, coleta do lixo e entulho arrastado pela chuva, e retirada das árvores e galhos que caíram com a ventania.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »