17/08/2021 às 21h16min - Atualizada em 17/08/2021 às 21h16min

Atletas Sambo Bope-MT conquistam ouro e título de campeão brasileiro em SP

Os classificados, a partir de agora, se preparam para duas grandes disputas internacionais que acontecem neste ano na Grécia e na Ásia

Joelma Pontes / Assessoria
ARAGUAIA NOTÍCIA
A equipe Sambo do BOPE-MT, conquistou medalhas de ouro, prata e o título de vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Sambo em Lindóia (SP), neste final de semana. A competição ocorreu  nos dias 14, 15 e 16 de agosto e reuniu atletas de pelo menos nove estados brasileiros. O grupo mato-grossense representa o Batalhão de Operação Policiais Especiais (BOPE-MT), que também oferece treinamentos de judô para crianças e adolescentes. 

A disputa no interior de São Paulo contou com mais de 100 atletas, que disputaram o título nacional nas modalidades: Sambo Esportivo, Sambo Combat e Beach Sambo. O título brasileiro foi a porta de entrada para 
Campeonato Mundial de Sambo que acontecerá entre 12 e 14 de novembro, deste ano, na Grécia. 

Entre os representantes mato-grossenses, foi destaque na competição o Caveira 05 e 1° Tenente-PM, Everton Bespalez, integrante do BOPE consagrado o único campeão de Mato Grosso na modalidade Sambo Combat e também vice-campeão na modalidade Sambo Esportivo.

Mais sete atletas Bope-MT, também fizeram bonito no campeonato e acumularam o título de campeão de Sambo Esportivo e Beach Sambo.

O Presidente da Federação de Arte Sambo de MT e também integrante do BOPE, Caveira 29 Subtenente Adalberto Corrêa Junior, espera levar os atletas classificados para o Campeonato Mundial no Uzbequistão (Ásia) e Grécia, com intuito de elevar o SAMBO do Brasil a nível jamais visto. "Já retomamos os treinos e agora o nosso próximo desafio é encarar o campeonato mundial", destacou Adalberto.

Ele explica que os treinos foram intensificados, de segunda a sexta-feira, já pensando na disputa mundial. Sambo é uma modalidade esportiva com técnicas russa associada ao Judô e possui três modalidades que são: Combat (mix de socos, chutes, golpes traumáticos, chaves de pé, braço e projeções, Sambo Esportivo: projeções e mobilizações e chaves de perna e braço e Beach: derrubar o adversário com rapidez.

De acordo com o diretor técnico da equipe Sambo-MT, Gilmar Gracioso, essa é a primeira equipe a ser formada em Mato Grosso. A modalidade foi "abraçada" por ele e pelo subtenente Adalberto, que responde pela Federação no estado. "Treinamos nossa equipe há seis meses já, mesmo período que implantamos o Sambo em Mato Grosso. Nossos atletas que já praticam o judô e são bastante empenhados, dedicados e acumulam experiência de competição", observou Gilmar.

Para o comandante do Bope, tenente-coronel, Ronaldo Roque, os títulos conquistados servem de estímulos aos atletas que fazem parte dos projetos sociais promovidos pelo Batalhão. Isso porque, além do Sambo existe também o projeto social Judô Bope, que há dez anos oferece treinamentos gratuitos à comunidade.

"Nosso sentimento é de orgulho por saber que, toda a dedicação em prol desses atletas vale a pena. São alunos aplicados que pensam no futuro e que seguem à risca o nosso lema que é: disciplina, coragem e lealdade. Sucesso todos e agora torcer ainda mais, para que o Bope de Mato Grosso e o nosso estado sejam muito bem representados no campeonato mundial", enfatizou Roque.

SAMBO - A modalidade esportiva em tradução livre significa "autodefesa sem armas". É um sistema de Wrestling como elementos da luta livre e judô, com algumas modalidades incluindo ainda golpes traumáticos (socos e chutes).  E um sistema mix de lutas que são praticadas pelas forças especiais russas, sendo importante no aprimorando e treinamento do Bope .

Apoio - Os atletas mato-grossense contaram com apoio da primeira-dama de MT, Virgínia Mendes, Clínica Gastro MT, Hospital Complexo Cuiabá, Unimed Cuiabá, Espaço Laser, Buzzetti e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL).

Confira os classificados - Seletiva para o Campeonato Mundial Adulto no Uzbequistão e Cadete na Grécia

MASCULINO ADULTO/SAMBO COMBAT
Ouro - Everton Bespalez -88kg
Bronze - Jeferson dos Santos  Barbosa -71kg

SAMBO ESPORTIVO
Bronze - Lucas Santos Lima -98kg
Ouro - Leandro Joab Ferreira Pereira -88kg
Prata - Everton Bespalez -88kg 
Bronze - Eduardo Nogueira de Lima -79kg 
Prata - Danilo Henrico Batista Leite -71kg 
Bronze - Guilherme Alves Calazans da Silva -71kg

BEACH SAMBO
Bronze - Lucas Santos Lima +88kg
Bronze - Bruno Vitório Tenório +88kg
Ouro - Leandro Joab Ferreira Pereira -88kg
Prata - Ricardo Augusto Couto Ramos de Araújo -88kg
Ouro - Danilo Henrico Batista Leite -71kg
Bronze - Guilherme Alves Calazans da Silva -71kg

FEMININO ADULTO
SAMBO ESPORTIVO
Ouro - Vitória Manica Alves -59kg
Ouro - Camila Aparecida Braga de Miranda -50kg

SAMBO BEACH
Ouro - Luana Cândido de Moraes -70kg
Ouro - Vitória Manica Alves -59kg
Prata - Camila Braga -50kg

CADETE MASCULINO:
SAMBO ESPORTIVO

Ouro - Inácio Pontes de Arruda e Silva -64kg 
Ouro - Inácio Pontes de Arruda e Silva 58kg

SAMBO BEACH
Ouro - Inácio Pontes de Arruda e Silva -58kg

CADETE FEMININO / SAMBO ESPORTIVO
Ouro - Luana Cândido de Moraes -70kg

SAMBO BEACH
Ouro - Luana Cândido de Moraes -70kg
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.1%
4.9%
17.6%
76.5%