Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/03/2024 às 17h14min - Atualizada em 16/03/2024 às 17h14min

Campeonato Ibero-Americano em MT: Investimentos de um Estado que valoriza o esporte, afirma presidente da CBAt

Campeonato será realizado em maio, no COT da UFMT; esta será a penúltima competição até os Jogos Olímpicos

Secel - MT
Araguaia Noticia
Visita técnica da comissão organizadora do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo foi realizada na tarde desta sexta-feira (15.03) - Foto por: Amanda Monteiro
“Mato Grosso tem aqui um exemplo de gestão e boa governança. Trazer um campeonato dessa magnitude pra cá, como o Ibero-Americano, é reflexo dos investimentos de um Estado que acredita no esporte desde a base, e que, através do Projeto Olimpus, que é hoje o melhor programa de bolsas do país, está colhendo resultados incríveis, não só no atletismo”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, nesta sexta-feira (15.03). 

O presidente participou de uma inspeção técnica às instalações do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Também acompanharam a vistoria representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e integrantes da Associação Ibero-Americana de Atletismo.

A inspeção serviu para avaliar a estrutura onde serão realizadas as provas de pista e campo, que contará com percurso da marcha atlética da Avenida Parque do Barbado até o Parque Tia Nair.

A capital Mato-grossense recebe o campeonato pré-olímpico entre os dias 10 e 12 de maio.

As negociações entre a CBAt e o Governo do Estado para trazer a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho do ano passado, ainda durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo.

“É uma competição que esperamos há muito tempo. Estamos criando as condições para que tenhamos aqui um grande evento, pois será a penúltima competição até os Jogos Olímpicos, ou seja, vale a seletiva olímpica. São os melhores atletas de 25 países que estarão aqui na sua melhor forma, trazendo um holofote gigantesco para Mato Grosso. Sem falar na oportunidade para os nossos atletas. Devemos ter pelo menos três atletas brasileiros nos representando nessa pista e nos orgulhando bastante”, afirmou o secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

Antes da vistoria, os representantes da Confederação e da Associação foram recebidos pela Casa Civil, em reunião com a senadora Margareth Buzetti, a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, o secretário adjunto de Esporte, David Moura, e representantes da Federação de Atletismo do Mato Grosso, da UFMT e do SESI-MT para alinhar o papel de cada parceiro durante a competição. 

"Com certeza é a oportunidade de mostrar que Mato Grosso não é líder só no agro, mas tem liderança no esporte e em outras áreas. O esporte é algo que incentiva, motiva os jovens e o Governo do Estado teve essa sensibilidade junto com a UFMT de estar recebendo esse grandioso evento. É uma alegria para todos nós mato-grossenses", ressaltou a senadora Margareth. 

Houve ainda uma visita ao hotel das delegações e uma reunião de avaliação final para o esclarecimento de dúvidas, sugestões e informações adicionais.

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais, que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos, mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.

O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90