31/03/2021 às 07h39min - Atualizada em 31/03/2021 às 07h39min

Torixoréu já entrou em lockdown desde a semana passada

Ribeirãozinho e Nova Xavantina estão no risco muito alto. Barra do Garças, por enquanto, está fora do lockdown

Araguaia Notícia
Na cidade de Torixoréu-MT, a 51 km de Barra do Garças, está funcionando apenas os serviços essenciais. O município foi o primeiro da região a entrar de lockdown após o novo decreto do governador Mauro Mendes no dia 25/3 que fez a reclassificação do risco de contaminação da Covid e determinou esse fechamento para 50 cidades do Estado.

Torixoréu aparece juntamente com Ribeirãozinho e Nova Xavantina com risco muito alto. O prefeito Thiago Tino esteve consultando o Ministério Público onde conversou com a promotora Nathalia Carol Manzano Magnani sobre a decisão iria tomar e foi orientado pela promotora que seguisse o decreto estadual.

Torixoréu está com o comércio fechado apenas mantendo os serviços essenciais. Na semana passada Torixoréu teve a morte de uma comerciante de 38 anos, proprietária de uma padaria. A cidade está com 42 casos ativos e quatro óbitos. São duas pessoas internadas no hospital de Torixoréu e uma pessoa internada em Barra do Garças.

Thiago também implantou uma lei seca no município proibindo a venda e consumo de bebida alcoólica por 7 dias. “O que causa muitas das vezes a aglomeração é a bebida”, frisou. A barreira sanitária voltou a funcionar em Torixoréu, como aconteceu na gestão Inês Coelho através do falecido secretário Odoni Coelho, mas desta vez a barreira é apenas orientativa e foi lançada em comum acordo com a prefeita Fernanda Nolasco da cidade de Baliza.

A barreira aborda os viajantes para medir a pressão e verificar se a pessoa está febril e orientar que procure atendimento médico se for necessário.

Na última classificação do estado, além de Torixoréu, aparecem Ribeirãozinho e Nova Xavantina com determinação de lockdown. E na segunda-feira a Justiça se pronunciou de que o decreto do Estado deve ser impositivo e mantendo o lockdown.

A nova classificação de risco será divulgada hoje, quarta-feira (31/3). Aparentemente Barra do Garças pode ficar fora do lockdown porque devido aos 11 óbitos, durante 4 dias, infelizmente, liberaram duas vagas na UTI do Pronto Socorro.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Com UTIs lotadas, Barra do Garças deve ou não aderir lockdown? 3 pacientes aguardam vagas

74.2%
24.5%
1.4%