Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/05/2020 às 15h06min - Atualizada em 07/05/2020 às 15h06min

Municipios do Araguaia defendem retorno planejado do Turismo

Um dos grandes eventos turísticos da região, a temporada de praia, está sendo avaliada se terá ou não neste ano. A praia de Aragarças é uma das mais frequentadas de Goiás nos meses de junho e julho.

Araguaia Notícia + Assessoria Goiás Turismo


A temporada de praia no rio Araguaia está no centro das discussões se neste ano terá ou não o festival de praia devido a pandemia. No calendário, a temporada começa em junho quando deve acontecer a queda do pico epidemiológico no Brasil. Esse assunto interessa diretamente a cidade de Aragarças-GO na divisa com Barra do Garças-MT. O prefeito José Elias participou recentemente de uma teleconferência cujo assunto foi a elaboração de um planejamento para volta do turismo mas de forma equilibrada e sem risco à comunidade. 

Futuro planejado do Turismo 

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, se reuniu nesta quarta-feira, 6, com representantes da Região Turística Vale do Araguaia, para discutir os desafios diante da pandemia de coronavírus. Além de gestores e empresários locais, também estiveram na videoconferência a coordenadora do Sebrae Região Norte, Rubya Karla, o presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton, e o coordenador da Operação Férias no Araguaia do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Ricardo Duarte.

O Vale do Araguaia é composto por 7 municípios: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. A região é rica em terras férteis e atrativos turísticos. Além dos problemas comuns a todos os municípios, que enfrentam os efeitos da crise provocada pela pandemia, o grande problema  da região é a Temporada do Rio Araguaia, que já começaria no próximo mês de junho indo até setembro. Todo o Vale do Araguaia recebeu, na última temporada, cerca de 1,5 milhão de turistas. Os empresários e gestores locais relatam dificuldades financeiras por causa das medidas de isolamento social. No entanto, já existe a avaliação de que a Temporada não será viável, caso a curva de contaminação pelo coronavírus continue crescendo, como analisa a Secretaria de Turismo de Aragarças.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral explicou que ainda não há uma decisão do Governo de Goiás sobre a Temporada Araguaia deste ano, devido à gravidade da pandemia. "Não podemos colocar a vida das pessoas em risco", afirmou. Todos os participantes concordaram que o turismo na região só deve ser retomado de forma gradual e planejada. Um documento, com propostas de ações coordenadas e seguindo protocolos de segurança, deve ser elaborado pelos municípios para ser entregue ao Governador Ronaldo Caiado. 

Desde o início da crise, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, tem se reunido com representantes dos municípios para receber as demandas e traçar ações futuras para a retomada do Turismo. 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90