Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/02/2019 às 16h37min - Atualizada em 09/02/2019 às 16h37min

Deputado Max Russi acredita que DEM no comando do Congresso pode ajudar MT na liberação do FEX

Midia News
Araguaia Notícia


A chegada de dois democratas na presidência do Senado e da Câmara dos Deputados, em Brasília, deve auxiliar na conquista das demandas do Governo Mauro Mendes (DEM).

Essa é a avaliação do primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

Para a Câmara dos Deputados, foi eleito Rodrigo Maia (DEM-RJ). Já para o Senado, assumiu Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Para o governador, a eleição das duas casas foi importantíssima, fortalece muito o partido. Então, os governos do DEM, que tem só dois no País - aqui e em Goiás - terão prioridade ao meu ver. Vai ajudar o Mauro nos embates em Brasília”, afirma o deputado.

Para Russi, os correligionários de Mendes devem ajudar o Governo do Estado na liberação do Fundo de Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) junto à União.

O FEX é um recurso repassado pelo Governo Federal aos estados como uma forma de compensação pelas perdas com a Lei Kandir - que trata da isenção do ICMS nos produtos de exportação.

Um dos principais entraves é que a União não dispõe de orçamento para efetuar o repasse para Mato Grosso e demais estados agroexportadores. O valor total está estimado em R$ 1,9 bilhão.  

Sem judicialização

Em encontro com a bancada de Mato Grosso em janeiro, Rodrigo Maia prometeu a votação do FEX em fevereiro e ainda defendeu mudanças na Lei Kandir.

A medida, até o momento, só passou no Senado e ainda não foi votada na Câmara. Maia disse não ser necessária a judicialização do caso, de modo a acelerar o pagamento.

“O Senado votou e agora a Câmara vai votar, sim. Não precisa judicializar. A gente constrói a solução para isso de forma negociada. Isso é mais importante”, disse.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90