Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/10/2010 às 12h09min - Atualizada em 05/10/2010 às 12h09min

Prefeitos são culpados do Araguaia de não eleger ninguém

Ronaldo Couto
Band Barra Ronaldo Couto é repórter e estudante de Jornalismo da UFMT

O Araguaia sofreu mais um duro golpe com o resultado da eleição deste ano que deixou a região órfã politicamente. A partir de janeiro, o leste de MT não terá nenhum representante no parlamento de MT fato que não acontecia a 40 anos. Como se diz por aí, a ficha ainda não caiu sobre a gravidade deste assunto mesmo porque ainda estamos no calor da eleição e a população ainda não percebeu o quanto isso é triste para nossa região.

Vários fatores influenciaram nesta situação, um deles foi a falta de compromisso de alguns prefeitos e vereadores do Araguaia que viraram as costas para os candidatos do Araguaia optando em se tornarem cabos eleitorais de candidatos de Cuiabá ignorando a proposta de fazer um pacto na região e reduzir de 17 para 5 candidatos a deputado estadual fato que possibilitaria a eleição quem sabe de 3 deputados estaduais e até mesmo um deputado federal.

É claro que esse número excessivo de candidatos minou a chance do Araguaia de ter um deputado. Isso porque a nossa região perdeu a sua força ao longo do tempo e hoje os 240 mil eleitores não fazem nem sombra para o Nortão com 420 mil eleitores que elegeu 8 deputados estaduais e um deputado federal.

Um exemplo claro disso é que aconteceu numa cidade de pouco mais de 5 mil habitantes onde 7 dos 9 vereadores ‘fecharam’ com um candidato cuiabano. Incrível o numero de prefeitos que bateram continência para José Riva e Malheiros no Araguaia. E outros candidatos conseguiram votos no Araguaia como Baiano Filho e Sergio Ricardo que já são de colégios eleitorais maiores e nem precisavam dos votos que tiveram aqui. A classe política ficou mais preocupada em resolver o seu lado e deixou a ver navios o Araguaia.

Os prefeitos de Barra do Garças, Wanderlei Farias e de Água Boa, Maurício Tonhá perderam a grande chance de se consagrarem como os maiores LÍDERES do Araguaia porque eles poderiam ter feito esse pacto pelo Araguaia. Eles teriam condições políticas e morais de chamar as demais lideranças para discutir o problema.

Observe o que aconteceu em Barra do Garças que também não teve habilidade de conduzir o processo e teve 6 candidatos a deputado estadual que racharam 20 mil votos e não adiantou nada. Com todo o respeito aos meus amigos vereadores Miguel Moreira e Odorico Kiko e do ex-vereador Ailton Biroska eles atrapalharam a reeleição do deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho, e quem sabe a eleição de Leandro Soares e Cândido Teles.

Um conta simples mostra isso. Faltaram 4.300 votos para o Daltinho se reeleger e em torno de 5 mil votos para Cândido e Leandro Soares. Os candidatos de fora tiveram 5 mil votos na Barra enquanto que Kiko, Miguelão e Biroska tiveram 7 mil votos que fizeram falta aos que realmente tinham chances. Sem contar os candidatos com votações menores em outras cidades.

No Médio Araguaia, a candidatura de Marcos Rosa em Canarana minou a candidatura de Neldo Egon que até diminuiu a sua votação neste ano. Selso e Neldo teriam que entrar em acordo para sair somente um deles. E no Norte Araguaia aconteceu a mesma coisa várias candidaturas e todas com menos de 4 mil votos.

Serão quatro anos que prefeitos e vereadores vão ficar de pires na mão dependendo de favorzinho de deputados de outras regiões. Imagine um deputado do nortão, ele vai atender primeiro o nortão ou o Araguaia? E os de Cuiabá vão priorizar a capital ou o Araguaia?

O Araguaia reagia numa crescente com a retomada da pavimentação da Br 158, o programa Luz para Todos e a promessa da ferrovia Centro Oeste em Água Boa e federalização da MT 100 para ligar à região a ferrovia em Alto Araguaia, mas agora os prefeitos e vereadores vão ter recorrer aos deputados de fora para lutarem por esses assuntos.

E tem outras questões que poderíamos avançar mais sobre a industrialização de nossa região, a consolidação do Araguaia com celeiro produtivo de soja e algodão e expansão dos pólos educacionais e de saúde nos municípios.

Vamos ter que reconstruir esse PACTO pelo Araguaia em 2012 elegendo vereadores e prefeitos compromissados em fazer o Araguaia forte para nós não passarmos vergonha em 2014. E plagiando o político do momento, Plínio do Psol, temos que derrubar esse muro que divide o Araguaia tanto no aspecto político como cultural e mostrar que é possível ser forte novamente unindo Barra, Água Boa, Canarana, Querência, Confresa, São Felix e outras cidades do território do Araguaia.

E quem sabe um dia, revivermos aquele momento áureo da região que chegou a ter 4 deputados estaduais, 1 deputado federal, 1 senador e até o governador de Mato Grosso.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90