Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/12/2012 às 13h13min - Atualizada em 21/12/2012 às 13h13min

'Fim do mundo' para quem está na Suiá deve acontecer realmente dia 21

Olhar Direto
Ilustração

Para os produtores da Suiá Missú, em Alto Boa Vista, que estão sendo despejados da gleba, o fim do mundo literalmente acontece nesta sexta-feira (21). É porque nessa data encerra-se o ano letivo das duas escolas do Posto da Mata e Estrela Araguaia que devem ser ocupadas por tropas da Força Nacional e Exército.

Os moradores já perderam a esperança de parar a ação de desintrução na gleba que está dentro da reserva xavante Maraiwatsede. Desde o 10 de dezembro os produtores estão sendo retirados da gleba e eles já perderam a esperança de parar a ação de despejo. Segundo radialista Zezinho, da Boa Vista FM, os produtores já estão retirando telhas e tijolos das casas.

A efetivação da reserva Maraiwatsede aconteceu durante o congresso Rio 92 que se discutiu as questões indígenas no país e um decreto de 1998 do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criou a reserva. E a Justiça Federal determinou a desocupação da área no início de 2012.

O radialista informou que no seu programa matinal vários produtores ligaram reclamando que a área oferecida pelo INCRA para acomodar os parceleiros que estavam dentro da Suiá tem a terra seca e cisterna para dar água tiveram que furar 15 metros. “A maioria dos produtores que foram para esse assentamento em Ribeirão Cascalheira já foram carregando porcos, frangos e estão jogados na praça aqui em Alto Boa Vista’, frisou o radialista.

Zezinho afirma que para os produtores ‘o fim do mundo’ está sendo esse despejo porque tira o pouco que essas pessoas conseguiram juntar ao longo de 30 anos. “Eles estão dia 21 porque terminam as aulas e podem entrar nos colégios”, finalizou.  

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90