Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
03/12/2015 às 08h36min - Atualizada em 03/12/2015 às 08h36min

Começou Encontro de Saúde Mental na Barra promovido pela UFMT

Ronaldo Couto / Andrezza Dias
Whatsapp

Foi aberto quarta-feira (02/12) o segundo Encontro em Saúde Mental do Médio Araguaia em Barra do Garças promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso ((FMT) com a participação de profissionais e estudantes da área da saúde.

O Especialista em saúde mental Pablo Theodoro Barros Brito fez a palestra de abertura do encontro com o tema ‘Depressão: doença silenciosa que pode levar ao suicídio'. Segundo ele, o Brasil está em 8º lugar em número de suicídios no mundo.

Pablo explicou que 97% dos casos de suicídios estão relacionados a um transtorno mental ou conseqüência de uma doença mental.

O Especialista em saúde mental entende que a saúde básica (atendimento nos postos de saúde e Pronto Socorro) pode ajudar a mudar essa realidade com o trabalho de rastrear os casos de pessoas deprimidas para tratamento. Normalmente uma pessoa com depressão acaba dando algum tipo de sinal através de carta ou isolamento.

O encontro foi aberto com o coral da Casa de Davi e formação da mesa com organizadores e professores.

A programação prossegue quinta-feira (03/12), às 19h30 com apresentação do coral da Casa Filadélfia; 19h30 tem a palestra sobre atendimento pré-hospitalar a vítimas de tentativa de suicídio com a palestrante Aline Lacerda, técnica de enfermagem do Samu de Aragarças-GO; 20h30 palestra sobre dificuldades dos profissionais de saúde na abordagem do paciente pós-tentativa de suicídio com Hugo Gedeon Barros, enfermeiro no hospital universitário Julio Miller em Cuiabá.

A programação se encerra na sexta-feira (04/12) com apresentação cultural do grupo acadêmico UFMT: às 19h30 palestra prevenção ao suicídio e promoção da vida com Danilo Cruvinel Ribeiro, psicólogo; das 20h15 mesa redonda ‘de quem é a responsabilidade do atendimento do paciente em sofrimento mental?’ com o mediadora Elyana Teixeira Sousa, enfermeira da Secretaria de Saúde de Barra do Garças.

O evento é uma das ações do projeto de extensão Saúde mental: os desafios da assistência. Além de servir como um espaço de discussão sobre o assunto, este encontro encerra, anualmente, as atividades do projeto atendendo às necessidades encontradas no campo de trabalho.

O projeto de extensão Saúde mental: os desafios da assistência foi criado em julho de 2013 pelo curso de Enfermagem. Ele surgiu como uma maneira de inserir os alunos em ações de proteção, prevenção e promoção voltadas à saúde mental para atender à comunidade. Realiza atividades educativas com adolescentes em escolas do ensino básico sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas. Também tem a função de esclarecer e informar sobre as redes de atendimento psicossocial das cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças por meio de palestras, oficinas terapêuticas e consultas de enfermagem, entre outras ações.

Em 2014, o projeto de extensão atendeu 1947 pessoas nas diversas ações que foram realizadas na região. Os números deste ano ainda não estão disponíveis, porque as atividades se encerram no dia 18 de dezembro. Outra ação realizada pelo grupo de pesquisa do projeto foi um levantamento de dados sobre o atendimento realizado em um hospital da cidade. Foram avaliados 59.268 prontuários no período de janeiro de 2014 à janeiro de 2015. Desse número, observou-se que 0,05% correspondiam ao atendimento pós-tentativa de suicídio. Segundo a coordenadora do projeto, Alisséia Guimarães Lemos, esse número chama a atenção e ajuda a pensar em formas de assistência adequadas, que também serão discutidas no evento deste ano. “O curso de enfermagem forma profissionais para o atendimento de pessoas nos seus diversos locais, principalmente no hospital, que foi o foco da nossa pesquisa”.

Ainda de acordo com Alisséia, outro resultado alcançado é a iniciação científica dos alunos envolvidos. “Nós já participamos de vários eventos no decorrer do ano com a finalidade de inserir esses acadêmicos no mundo científico, escrevendo seus resumos, seus artigos e suas pesquisas.”

 

Obs: Andrezza Dias é aluna do curso de Jornalismo da UFMT de Barra do Garças e produziu o release no âmbito da disciplina de Assessoria e Consultoria em Comunicação que foi incorporado na matéria do Araguaia Notícia. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90