Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/10/2024 às 14h16min - Atualizada em 21/10/2024 às 14h16min

“Grande desafio será expandir as vagas, sem afetar qualidade do ensino”, diz reitora da UFMT durante posse

A posse solene de Marluce Souza aconteceu na última quinta-feira (17)

Semana 7
Araguaia Noticia
Marcelo Borges
A nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Marluce Souza, tomou posse na última quinta-feira (17) em uma solenidade no teatro da universidade em Cuiabá. A reitora enfatizou seu compromisso em expandir o número de vagas nos cursos de graduação e de manter a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico.

Marluce foi eleita em abril deste ano com 51% dos votos, enquanto Evandro Soares, ex-reitor que concorria à reeleição, recebeu 47%. Durante seu discurso, Evandro desejou boa sorte à nova reitora e disse estar à disposição para ajudar no que for necessário durante os próximos quatro anos que Marluce irá gerir a universidade.

A professora destacou seu respeito e cuidados com a comunidade acadêmica. “Buscaremos a construção de uma política de cuidados para nossos professores, técnicos-administrativos, ativos e aposentados, e principalmente para os nossos estudantes. Os colegiados e conselhos serão respeitados e darão o tom na construção de políticas institucionais”, ressaltou Marluce.

Ela ainda falou sobre os investimentos em reformas das salas de aula e concurso para professores. “A universidade está completando 54 anos. Ela tem uma estrutura muito antiga, com muitas deficiências nos seus prédios e também no corpo docente e no corpo técnico. Nós precisamos de vagas para a nossa universidade, precisamos de servidores técnicos, precisamos de laboratório e precisamos de assistência estudantil para os nossos jovens trabalhadores, porque senão eles vão embora. Nós temos hoje uma evasão de 10 mil estudantes e não podemos permitir que isso continue acontecendo”, disse a reitora.

O ministro-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), esteve presente na posse e destacou os compromissos do governo federal com a educação de Mato Grosso. “Tanto o fortalecimento da federal do Mato Grosso, quanto os três novos Institutos Federais aqui no Mato Grosso vão formar novos profissionais no ensino médio, ensino técnico e no ensino superior”, disse o ministro.

Padilha ainda respondeu ao Semana7 sobre o PL 2.223/2021, que cria a Universidade Federal do Araguaia em Barra do Garças. “Vamos ouvir a comunidade universitária para ver se tem de fato esse desejo e um consenso em desmembrar a universidade. Às vezes você desmembra a universidade e ela fica mais fraca, não mais forte. Veja as maiores universidades do país. Eu sou da Universidade de São Paulo - USP e da Universidade de Campinas - Unicamp, são universidade que tem vários campi espelhos, às vezes você ir dividindo a universidade pode enfraquecer elas”, afirmou.

As reitoras da Universidade Federal de Rondonópolis - UFR, Analy Castilho Polizel, da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Vera Lucia Maquêa, e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Julio Cesar dos Santos, estiveram presentes no evento solene.

Outras autoridades também marcaram presença na posse da nova reitora, como o deputado estadual Júlio Campos que destacou seu amor e carinho pela instituição. “Eu era do movimento estudantil, quando em 1970 fomos acampar na porta no Ministério da Educação - MEC em Brasília pedindo a criação da UFMT. Anos depois minha esposa virou professora desta universidade. Marluce poderá contar com o apoio de todos os deputados estaduais e federais, senadores e o governo de Mato Grosso para buscar recursos e emendas parlamentares”, disse o ex-governador.

Marluce nomeou e deu posse a quatro servidores do campus Araguaia para cargos de confiança na nova gestão. Jociene Pedrini, professora do curso de Jornalismo, assume o cargo de secretária de Comunicação. Frederico Guirra, professor de Educação Física, será o novo Coordenador de Formação Docente da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação.

Já Geruza Vieira, professora dos cursos de Letras e Direito, será a coordenadora de políticas de assistência estudantil na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PRAE. O técnico-administrativo Bruno Ribeiro será o assessor da reitoria no campus Araguaia.

A deputada federal Gisela Simona falou da importância da UFMT na educação de Mato Grosso e sua prioridade com o Araguaia. “Nós já estamos conversando com a nova reitora para podermos fazer a destinação de recursos para a UFMT. É muito importante que haja essa prioridade por parte da direção para que a gente possa chegar a Barra do Garças, que é um campus que nós queremos muito que avance”, ressaltou.

Márcio Tavares, ministro da Cultura, Wellington Fagundes, senador da República, Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Valdir Barranco, deputado estadual, Antonio Sergio Cordeiro, procurador de Justiça do Ministério Público, Pedro Francisco da Silva, juiz federal e titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso - TRE MT também estiveram presentes. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »