Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/10/2024 às 14h14min - Atualizada em 23/10/2024 às 14h14min

Curso de Jornalismo da UFMT Araguaia é o mais bem avaliado de MT

Em seguida aparecem os cursos da Unemat em Tangará da Serra, com três estrelas, e o curso de jornalismo da UFMT Cuiabá, também com três estrelas.

Semana 7
Araguaia Noticia
Reprodução
O curso de Jornalismo do campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT foi considerado o melhor do Estado segundo o ‘Guia da Faculdade Estadão’, divulgado na última semana. A avaliação é a mais tradicional e respeitada no que se refere aos cursos universitários do Brasil promovida pela imprensa.

Em Mato Grosso, cinco cursos de Jornalismo aparecem na lista, o de Barra do Garças é o melhor avaliado, sendo o único a pontuar com quatro estrelas. Em seguida aparecem os cursos de jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat em Tangará da Serra, com três estrelas e o curso de jornalismo da UFMT Cuiabá, também com três estrelas.

Para o professor Gesner Duarte, coordenador do curso no campus Araguaia, a avaliação é resultado de um trabalho sério que vem sendo feito há alguns anos. “Nós realizamos esforços constantes para melhoria da qualidade do curso de Jornalismo da UFMT Araguaia. Os professores são altamente qualificados, todos são doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional, a matriz curricular está sempre sendo revista e aperfeiçoada e procuramos ampliar a oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras coisas”, disse.

Ele ainda ressalta a credibilidade do Guia Estadão. “Receber essa avaliação do Guia da Faculdade, que é a publicação mais séria e tradicional desse gênero no Brasil, assim como tem sido no Enade, é a confirmação de que, aos poucos, esses esforços foram surtindo efeito e, hoje, podemos oferecer à comunidade um curso de Jornalismo gratuito e com reconhecida qualidade, em uma universidade federal, mesmo estando fora das capitais”, destacou o coordenador.

Os cursos de jornalismo do Centro Universitário FASIP em Sinop e da Universidade de Cuiabá - Unic, aparecem como "sem nota" e "não estrelado" no ranking.

A metodologia é baseada em uma avaliação qualitativa, onde coordenadores e professores de diversas regiões do Brasil avaliam os cursos superiores com base em três critérios principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. As notas variam de 1 a 5 e são analisadas nos últimos três anos. O processo envolve a exclusão das notas mais altas e mais baixas, resultando em uma média ponderada, que classifica os cursos em 3, 4 ou 5 estrelas, destacando o desempenho de cada instituição.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »