Jornalista italiana fará palestra dia 8/6 na UFMT sobre o livro 'Cidades Invisíveis' e o mistério de Percy Fawcett em Barra do Garças

Margherita Detomas apresenta neste livro o que levou Fawcett a entrar no coração do Brasil em busca da lendária cidade perdida conhecida como “Eldorado”

Por site Araguaia Notícia

A jornalista, pesquisadora e escritora italiana Margherita Detomas estará em Barra do Garças no próximo dia 8 de junho para uma palestra internacional na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, abordando o livro “Cidades Invisíveis: minha versão do caso P. H. Fawcett” e os mistérios que envolvem a região do Araguaia.

O evento acontecerá às 19 horas, no Cinema 1 da UFMT, com mediação da professora doutora Patrícia Kolling, do curso de Jornalismo da UFMT-CUA. Antes disso, Margherita também fará uma palestra no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), no dia 3 de junho, às 10 horas.

A obra “Cidades Invisíveis” ganhou destaque internacional ao abordar temas ligados à Amazônia, arqueologia misteriosa, cidades perdidas e o desaparecimento do explorador britânico Percy Harrison Fawcett, ocorrido em 1925 durante uma expedição no interior do Brasil. O pesquisador é apontado por muitos estudiosos como uma das inspirações para o personagem Indiana Jones, criado por George Lucas e Philip Kaufman.

Durante a palestra, Margherita Detomas vai discutir o processo de pesquisa e construção do livro, além das investigações sobre o que levou Fawcett a entrar no coração do Brasil em busca da lendária cidade perdida conhecida como “Eldorado”.

A autora também abordará temas relacionados à arqueologia, geografia, história, narrativas populares e o contato com povos indígenas, assuntos que ela pesquisa há cerca de 30 anos no centro do Brasil.

Nascida no coração dos Alpes italianos, Margherita Detomas é formada em Letras, com tese em Antropologia pela Universidade de Trento. Além de jornalista profissional, ela atua como documentarista e pesquisadora. É membro da Sociedade Geográfica Italiana (SGI), da Real Sociedade Geográfica de Londres (RGS) e correspondente internacional do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) desde 2020.

A palestra promete reunir estudantes, pesquisadores, jornalistas, historiadores e amantes dos mistérios que cercam a região do Araguaia e o desaparecimento de Percy Fawcett.

SERVIÇO

Evento Internacional – Palestra e lançamento do livro “Cidades Invisíveis”
📍 Local: UFMT – Campus Araguaia – Cinema 1 – Barra do Garças
📅 Data: 8 de junho de 2026
🕖 Horário: 19 horas
🎤 Palestrante: Dr.ª Margherita Detomas (Itália)
🎓 Moderadora: Prof.ª Dr.ª Patrícia Kolling (UFMT)

Mais informações: www.margheritadetomas.com


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »