Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/04/2011 às 20h50min - Atualizada em 26/04/2011 às 20h50min

Governo entrega 273 ônibus para transporte escolar de MT

PATRÍCIA NEVES / Secom - MT
Ronaldo Couto

Mais 273 ônibus e micro-ônibus destinados ao transporte escolar serão entregues a 141 municípios de Mato Grosso, no próximo dia 5 de maio, às 9 horas. A aquisição dos veículos é oriunda da parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e emenda parlamentar. A solenidade de entrega será realizada no Salão Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Conforme a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, outros 123 veículos serão entregues até o fim do mês de maio, perfazendo o total de 396 unidades. No total, Mato Grosso terá 749 novos ônibus escolares, garantindo a renovação de 40% da frota, ainda em 2011.

Rosa Neide esclarece que até o final de 2012, a renovação da frota chegará a 54%, com a entrega total das mil unidades já adquiridas pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal – por meio do Programa Caminho da Escola - e considerando que no ano de 2009 a frota era de 1.852 veículos.

INVESTIMENTOS E MODERNIZAÇÃO

O Governo do Estado fez investimentos que chegam a R$ 64 milhões na aquisição dessas novas 500 unidades que irão refletir significativamente na vida de mais de 53 mil estudantes beneficiados com o transporte escolar gratuito, que é de responsabilidade dos gestores municipais, mediante o fomento pelo Governo do Estado.

O processo de modernização para ampliar e melhorar o serviço teve início em 2010 com a aquisição de 500 unidades pelo Governo do Estado. Ainda dentro do Programa Caminho da Escola, foram adquiridas pelo Governo Federal outras 500 unidades. Desse montante, 82 já foram encaminhadas pelo Ministério da Educação (MEC) diretamente para os municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E mais, dentre as 500 unidades adquiridas pelo Governo Federal, 168 são encaminhadas por emenda parlamentar federal.

O secretário de Estrutura Escolar, José Ricardo Elias, informa que a fabricante Marcopolo, com sede no Estado do Rio Grande do Sul, venceu a licitação nacional e as fornecedoras dos motores são as empresas Iveco, Mercedes e Volks. Ele explica que serão disponibilizados para atendimento dos municípios três modelos de ônibus com capacidade distinta de transporte de passageiros (60 lugares, 31 e 29 lugares).

Ele ainda cita que a chegada dos ônibus está sendo realizada de maneira gradativa, mediante a capacidade de confecção da empresa e, seguindo os critérios estabelecidos em edital. Os veículos estão estacionados no pátio da antiga fábrica de carteiras da Seduc, no bairro Planalto, em Cuiabá. Todos passam por avaliação e aferição dos itens citados em edital. Somente após esse trabalho, que é realizado pelo Imetro e Detran-MT que os ônibus são recebidos pela Seduc para posterior distribuição aos gestores municipais.

CRITÉRIOS PARA DISTRIBUIÇÃO

Para o trabalho de definição do quantitativo a ser entregue a cada cidade mato-grossense são empregados critérios como o número de alunos atendidos, a quilometragem percorrida, demanda diária, o limite territorial dos municípios e também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores.

Conforme o coordenador do Transporte Escolar em Mato Grosso, Fábio Nassarden Corrêa, todo o trabalho é realizado em parceria, garantindo a transparência, junto a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) e com a União dos Dirigentes da Educação Municipal (UNDIME).

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90