Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/10/2024 às 08h46min - Atualizada em 22/10/2024 às 08h46min

Vacinas Vencidas: Nelson Barbudo cobra respostas e critica a má gestão do governo Lula

Assessoria
A má gestão das vacinas contra a Covid-19 pelo governo Lula veio à tona após a confirmação de que cerca de um terço do lote adquirido da farmacêutica Moderna perdeu validade. Com um contrato que previa a compra de 12,5 milhões de doses adaptadas à variante XBB por R$ 725 milhões, o Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade, ficou sem opções de imunizantes e teve que reduzir as entregas nos últimos meses. Hoje, todas as vacinas estocadas estão vencidas, deixando estados e municípios com escassos suprimentos, especialmente para o público infantil.

O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) criticou duramente a má gestão do governo. “É inaceitável que milhões de vacinas, que poderiam salvar vidas, tenham sido desperdiçadas por incompetência. Precisamos de respostas e soluções, não de promessas.” Barbudo, que já havia solicitado informações ao Ministério da Saúde em agosto deste ano sobre as vacinas contra a dengue e a Covid-19 por meio do requerimento (REC. 3072/2024), ainda não recebeu retorno. Ele pedia esclarecimentos sobre os critérios de autorização e comercialização, além de detalhes dos contratos com os fornecedores.

Barbudo ressaltou o despreparo do governo: “Fiz o meu trabalho e solicitei informações para entender a situação, mas a falta de resposta do governo é um reflexo claro da incompetência. Agora, aparecem vacinas vencidas e sem qualquer explicação.”

O avanço no desenvolvimento e na distribuição de vacinas é crucial para a prevenção de doenças graves, como a dengue e a Covid-19. Nelson lembra que a cobertura vacinal contra essas doenças não tem avançado conforme esperado, levantando a necessidade de uma gestão mais responsável e proativa. “O próximo passo é trazer o assunto ao plenário da Câmara e, junto com os demais parlamentares, acionar o Tribunal de Contas da União para que apure de perto esse quadro e que os culpados sejam responsabilizados com rigor da lei.” frisou o parlamentar.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »