Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/03/2015 às 07h00min - Atualizada em 05/03/2015 às 07h00min

Pioneiros lembram construção de pontes e estradas durante homenagem

Araguaia Noticia
NECANX / Robson Aguiar Lima festa dos pioneiros em Nova Xavantina

A Festa dos Pioneiros em Nova Xavantina promoveu mais um resgate histórico de homens e mulheres que ajudaram a construir estradas e pontes tão importantes para fortalecimento do Vale do Araguaia. São ex-integrantes da Expedição Roncador Xingu que através da Marcha para Oeste abriram várias cidades no leste de Mato Grosso.

Esse movimento desbravou e colonizou o leste de Mato Grosso. Entre os pioneiros estavam presentes, Salomão Gomes, Luiz "Pelego", Adão Gomes, "Manoel Gomes Manezinho", Hélio Milhomem, Damásio Ramos, Honorato "Noratinho", Dona Maria Gomes, esposa do saudoso Evaldo Gomes. Vários outros homenageados, inclusive a do policial civil e jornalista Robson Aguiar Lima que é descente de pioneiro.

Na foto, Robson aparece com o segundo filho nascido no distrito de Ministro João Alberto, hoje Nova Xavantina, vereador por cinco mandatos João Bosco do Nascimento filho do pioneiro (saudoso Vergílio do Nascimento). O empresário Pedro Valadão, do Oficina do Pedrinho, também participou da festa como filho de pioneiro também.

A senhora Eliza, filha de Francisco Pereira Lima, filha do pioneiro da Expedição Roncador Xingu e também pioneiro das Comunicações, que na época era carteiro e entregava carta em lombo de animais em várias cidades do Araguaia.

São pioneiros que ajudaram abrir a primeira estrada na época – era ‘picada’ até a Serra do Cachimbo.

Segundo relatos do pioneiro Luiz ‘Pelego’, os primeiros tijolos para a construção da base aérea do Cachimbo, fora feito por ele e seu companheiro Joaquim ’Preto’.

Acompanhe fotos do evento que realizado dia 28 de fevereiro em Nova Xavantina. Colaboração: Robson Aguiar Lima.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90