Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/10/2024 às 07h56min - Atualizada em 25/10/2024 às 07h56min

Novo desembargador de MT toma posse e se emociona ao lembrar que se formou junto com pai em Barra do Garças

Wesley Lacerda foi criado em Barra do Garças; filho do advogado Edward e da professora Elizabeth (já falecidos)

Adriana Assunção & Lucione Nazareth/VGN
Araguaia Notícia
O novo desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Wesley Sanchez Lacerda, destacou em seu discurso de posse o início de sua história no Poder Judiciário. Empossado na quinta-feira (24.10), Wesley lembrou o início há 24 anos quando assinou sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Wesley é irmão do advogado Paulo Lacerda e da ex-vereador Mirian Lacerda e filho do advogado Edward Lacerda e professora Elizabeth Lacerda (já falecidos). 

“A minha gênesis institucional [inicio da história] ela começa em um dia 24 também. Em 24 de novembro de 1994, quando a desembargadora Maria Helena Póvoas assinou minha inscrição na Ordem dos Advogados de Mato Grosso juntamente com a do meu pai. Eu e meu pai nos formamos com uma semana só de diferença. Fizemos o exame de ordem juntos e fomos aprovados juntos. Meu pai faleceu dizendo que tinha o orgulho de ter a carteira assinada pela desembargadora Maria Helena Póvoas”, lembrou Wesley.

Emocionado, Wesley afirmou que o então procurador-geral de Justiça e atual desembargador Guiomar Teodoro Borges foi seu “pai institucional” e a desembargadora Maria Helena Póvoas, sua “mãe institucional”.

Lacerda destacou sua trajetória na atividade jurídica em Mato Grosso e no Ministério Público de Barra do Garças. “Foram seis anos de advocacia intensa e 24 anos mais intensos ainda, de Ministério Público. Sempre com uma filosofia de vida: mentindo, enganando, a gente atravessa o mundo, mas é impossível a gente retornar pelo mesmo caminho. Nesses 30 anos, eu consegui ir e voltar pelo mesmo caminho. Deus me trouxe aqui”, afirmou Wesley, citando a intervenção divina.

Avaliando como um desafio, Sanchez afirmou que sua posição no Tribunal muda drasticamente, mas, em razão de sua experiência, afirmou que “já está acostumado com o Tribunal”.

“Não é fácil virar uma página de seis anos de advocacia e 24 de Ministério Público. Há quase cinco anos e meio, eu tenho uma designação do procurador-geral de justiça para a Procuradoria de Justiça Especializada. Atuei cinco anos na Procuradoria Criminal, com atribuições na Turma de Câmaras Criminais reunidas do Tribunal de Justiça, nas Câmaras isoladas e também designação para a Procuradoria de Justiça especializada ambiental. Então, também tenho atuação nas Câmaras de Direito público. Então, assim, estou um pouco acostumado com o Tribunal”, declarou Sanchez.

Ele assume a vaga destinada ao quinto constitucional do Ministério Público Estadual, que era ocupada pelo desembargador Paulo da Cunha, aposentado em setembro, após completar 75 anos.

Wesley Sanchez Lacerda é natural de Uberlândia (MG) e tem 54 anos. 

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui pós-graduação em Ciências Penais, em Direito Constitucional e em Direito Ambiental, todas pela Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   

Foi promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), de 2000 a 2024, tendo atuado como promotor de justiça auxiliar da Corregedoria Geral do MPMT e designado para a Procuradoria de Justiça Ambiental Especializada.

Também foi coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária - Naco/PGJ.   

Desempenhou funções na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, onde foi diretor-geral, professor nos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional e Direito Administrativo, Processo Penal, Processo Civil e professor e coordenador do curso de pós-graduação em Direito do Agronegócio.

Foi advogado de 1994 a 2000. É membro perpétuo da Academia Matogrossense de Direito.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »