Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/10/2024 às 09h30min - Atualizada em 08/10/2024 às 09h30min

“Encontramos uma atmosfera de apoio e cuidado”, diz estudante da rede no primeiro dia de aula na Inglaterra

Roberta Rampazzo é de Campo Verde e faz parte do grupo de 100 estudantes que fazem intercâmbio com tudo pago pelo Governo de MT

Seduc
Araguaia Noticia
Estudantes da Rede Estadual no The Oxford English Centre - Foto por: Assessoria
Os 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino que participam da 2ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), desembarcaram na tarde do domingo (06.10) na Inglaterra e, nesta segunda-feira (07.10), já estavam distribuídos em salas de aulas de escolas localizadas nos arredores de Londres como Oxford, Brighton, Canterbury, Bournemouth, Cambridge, Bristol e Liverpool.

Eles ficarão 21 dias imersos em uma experiência de estudo da língua inglesa, além de ter o contato com a cultura britânica durante três semanas. Também participam 14 professores de Inglês que atuam como monitores, além de outros cinco professores de Inglês representando as Diretorias Regionais de Educação (DREs) que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

Para Roberta Rampazzo, estudante da rede estadual em Campo Verde, não há como mensurar os benefícios deste intercâmbio. “Me sinto realizada já no primeiro dia de aula. Encontramos uma atmosfera de apoio e cuidado. Uma recepção calorosa e professores dispostos a ensinar de acordo com o conhecimento de cada um de nós. É tudo muito natural”.

No primeiro dia de aula do grupo de estudantes matriculados no The Oxford English Centre, o clima foi de interatividade, como define Guilherme Hildebrant, de Primavera do Leste. “Os professores nos receberam de forma muito amistosa e têm nos tratado bem. No meu caso, ajudou a assimilar melhor o conteúdo das aulas. Durante as três semanas de estudo, espero ampliar muito o conhecimento e a minha pronúncia”.

Maria Eduarda é de Cocalinho e também se encantou com a forma com a qual foi recebida. “O primeiro dia de aula foi muito tranquilo. Vi o quanto é importante esse contato direto com nativos de língua inglesa. Em poucas horas já estávamos interagindo. The Oxford English Centre tem uma atmosfera informal e muito amigável, o que nos proporcionou um excelente ambiente para o estudo”.

Juliana Taborelli, líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, está acompanhando o grupo de estudantes em Oxford. Segundo ela, está sendo um privilégio os estudantes de Mato Grosso aperfeiçoarem o inglês nas cidades universitárias mais famosas e tradicionais do mundo. “Esta ação já faz parte da vida de 200 estudantes desde a primeira edição e tem provocado reações positivas em toda a comunidade escolar”.

Ela observa que Oxford fica a apenas uma hora de Londres e é uma das cidades universitárias mais antigas do mundo de língua inglesa. “Além do aprimoramento da língua, nossos estudantes vão poder conhecer jardins e parques exuberantes e cheios de história”, completou Juliana, destacando também a Biblioteca Bodleian e o Museu Ashmolean, que ficam no centro de Oxford. 

De acordo com a Seduc, nessas duas edições do intercâmbio, o governo já investiu R$ 10,7 milhões. Eles viajam com todas as despesas pagas pelo Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem e suporte durante a estadia. Além disso, cada estudante receberá uma ajuda de custo semanal de 250 libras esterlinas durante a estadia.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »