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17/07/2024 às 16h48min - Atualizada em 17/07/2024 às 16h48min

MuHNA lança marca visual da exposição Biodiversidade em Barra do garças

O lançamento acontece no próximo dia 18, na UFMT Campus Araguaia, em Barra do Garças

MuHNA
Araguaia Noticia
Instagram/MuHNA
O Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), que está em reforma desde dezembro do ano passado, lançará nesta próxima quinta-feira (18), a marca visual da exposição “Biodiversidade: passado, presente e futuro da vida no planeta”, que será aberta na reinauguração do local nos próximos meses. O evento acontece às 18 horas, na sala 223, na UFMT, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças.

A nova marca busca preservar os elementos visuais do museu nos vários suportes midiáticos e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização. O elemento principal da marca, é o tradicional símbolo/mascote do MuHNA: o Tamanduá bandeira, que foi reformulado com elementos complementares, cores e tipografia. A nova marca foi desenvolvida para que pessoas com alguma deficiência visual possam ler e interagir, através de cores contrastantes e fontes legíveis.

Segundo o jornalista Augusto Bozz, responsável por intermediar o processo de criação da identidade, “a nova marca reflete o compromisso do museu com a popularização e democratização do conhecimento científico. A nova identidade combina interatividade, acessibilidade com o objetivo de tornar o museu acessível para todos os públicos”.

A marca foi pensada para traduzir a nova exposição do MuHNA, “Biodiversidade: passado, presente e futuro da vida no planeta”. “A linha dessa narrativa começa da esquerda para a direita, tal como ocorre com uma linha temporal: na esquerda, vemos o Tamanduá bandeira, símbolo do MuHNA, observando o que se apresenta; o olhar do Tamanduá forma uma diagonal com o indígena e os pássaros; essa diagonal representa a crescente do futuro”, explica Bozz.

Outros elementos compõem a narrativa. “Há também os fósseis para representar o passado. Inserimos elementos da biodiversidade do bioma Cerrado, como o ipê, as folhas do Jatobá e a icônica árvore ovo-frito. Enfim, a ideia é representar a nova exposição e traduzir para o público a narrativa que o museu oferece em seu passeio pela história natural”.

A nova fase do museu apresenta a comunidade o uso de tecnologias imersivas e propõe uma comunicação visual inclusiva, com o uso de fontes legíveis e cores contrastantes. A nova marca é versátil, podendo ser aplicada a diversos produtos midiáticos, como desenhos de colorir para as crianças, adesivos, placas, banners, faixas.

Lançamento Cartilha Aves do MuHNA

Logo após, às 19h, haverá o lançamento, para a comunidade acadêmica, da cartilha “Aves do MuHNA” edição bilingue, em português e Xavante. A cartilha traz dez animais que compõem o acervo do museu abordando a importância deles para a cultura e os rituais Xavante. Participarão do lançamento da cartilha, nesta quinta-feira, dia 18, o indígena Oscar Wa´raiwe, o professor de Linguística Maxwell Gomes Miranda e o professor de Comunicação Deyvisson Pereira da Costa, idealizadores do material. Durante o lançamento, os convidados também irão apresentar o protótipo da versão digital da cartilha.

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