Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
19/06/2024 às 07h54min - Atualizada em 19/06/2024 às 07h54min

De fábrica de aviões a teleférico: relembre as promessas mais mirabolantes para Barra do Garças

Criatividade acima da média, para convencer e ganhar popularidade em vésperas de eleições

Semana7
Araguaia Notícia
Tudo é possível em período eleitoral, quando muitos candidatos abusam da criatividade (se este é o termo), no momento em que aproveitam para apresentar aos eleitores, (notadamente aos incautos), projetos audaciosos que, os precavidos sabem ser destinados ao esquecimento. Na visão de alguns, faceis de serem realizados como num passe de mágica.

Quem não se lembra do ‘teleférico’ sugerido pelo ex-deputado estadual Adalto de Freitas Filho, o Daltinho. Na ocasião, o parlamentar chegou a levar o então governador Silval Barbosa, seu companheiro de partido no MDB, ao topo da Serra Azul, escala final do teleférico que teria sua base no complexo turístico do Porto do Baé.

Dito isso, o bonde não caiu e voltou à tona por meio do empresário do ramo turístico Créudson Ávila, conhecido como Gordin Tur que, recentemente, buscou parceria com o atual prefeito Adilson Gonçalves e do deputado Dr. Eugênio para uma 'Expedição' a cidade mineira de Poços de Caldas para o ver o quê? Um teleférico em funcionamento, para quem sabe, um dia, ser instalado em Barra do Garças.

Não somente isso. Ainda, enquanto deputado, Daltinho chegou a propor a construção de mais uma ponte no Araguaia, na travessia para Goiás, para desse modo desafogar o trânsito caótico de Barra do Garças, nos idos de 2010, ainda a anos-luz da finalização do Anel Viário, que foi inaugurado em setembro de 2022.

Talvez soubesse o então deputado que não seria uma tarefa fácil, a começar pelos os trâmites burocráticos que teria pela frente para concretizar essa obra que seria monumental para Barra do Garças caso viesse a se tornar realidade. Tudo isso entrou para o registro das promessas.

Não se sabe ao certo, se as propostas do parlamentar Daltinho, tinham intenções políticas, uma vez que, dada a sua derrota nas urnas em 2012, quando perdeu para Roberto Farias.

Por falar em Roberto Farias, (Beto para seus íntimos), enquanto empresário, sem vínculos com cargos eletivos, prometera a construção de um shopping, nas proximidades do terminal rodoviário. Aquele seu anúncio, por certo, suscitou uma grande projeção política, que reverberou nas urnas para sua vitória.

Não obstante, com a vitória em mãos, Beto tentou colocar em prática o sonho de seu pai, o ex-prefeito Wilmar Peres, ao tentar inaugurar a Orla Beira-Rio, no Araguaia, mas até o momento está a ‘ver navios’, isso porque, para não perder o costume, a Polícia Federal deflagrou uma operação em abril passado, para apurar possíveis irregularidades na execução.

Na campanha eleitoral de 2012, uma nova ideia 'pairava' sobre os céus de Barra do Garças: uma fábrica de aviões, apresentada por Eduardo Moura, o candidato a vice da chapa encabeçada pelo também empresário Ubaldino Rezende. Essa fábrica, como quase tudo que voa sumiu no horizonte.

Se duvidam, o orçamento previsto era de R$ 325 milhões e a previsão de produção seria de 88 aviões turboélice por ano que gerariam 158 empregos diretos e 434 indiretos.

E, por falar em voos, o mais alto deles foi sem dúvida o do Discoporto, único que de fato, saiu do papel. Embora não tenha recebido nenhum ser de outro planeta, chama a atenção de quem mora na Terra, mas, em parte trouxe certo destaque para a cidade.

Sem dúvidas, Barra do Garças seria facilmente objeto para um roteiro cinematográfico ao calibre de no renomado cineasta Steven Spielberg, que se inspirou na história do coronel inglês Percy Fawcett, que desapareceu na região, para produzir a consagrada franquia Indiana Jones.

Ilustramos a matéria com uma imagem sugestiva, da lâmpada mágica de Aladim (conto clássico da literatura, escrito pelo francês, Antoine Galland, em 1712).

Que nome o leitor daria a este possível filme? 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90