Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
31/05/2024 às 10h02min - Atualizada em 31/05/2024 às 10h02min

Militares retornam para MT e relatam resgates no RS: 'tínhamos que mostrar força'

Ao todo, os agentes conseguiram resgatar cerca de 40 vítimas em áreas de difícil acesso. Até o momento, o estado contabiliza 169 pessoas mortas.

g1 MT
Araguaia Notícia
Militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso retornaram nesta semana para o estado após 23 dias atuando nas ações de busca e resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Já a equipe do Corpo de Bombeiros encerra os trabalhos na região nesta quinta-feira (30) e voltam para Mato Grosso no dia seguinte.

Conforme a Defesa Civil, 169 pessoas foram mortas, 44 estão desaparecidas e 629,2 mil foram expulsas de casa.

"Uma senhora estava com os três netinhos, um deles é autista e ele ficou com medo do barulho do helicóptero. Então eu dei um protetor auricular para ele para ele poder sair. Quando envolve criança, afeta demais a gente, mas nós tínhamos que mostrar força", contou o Sargento Jefferson dos Santos, emocionado.

Para o capitão Lucas Moraes Callegario, um dos momentos mais marcantes foi durante uma ação em um condomínio onde os moradores já estavam ilhados há 7 dias. Segundo ele, no dia seguinte, toda a área ficou alagada e, caso eles esperassem mais, não seria possível realizar o resgate.

"A gente treina numa carreira inteira para estar apto a atuar de fato em momentos como esse, né? E foi um sucesso, a gente não teve nenhum problema a operacional. Então a gente fica muito orgulhoso", relatou.

Ao todo, os agentes resgataram 40 vítimas das enchentes em áreas de difícil acesso, além de seis animais. Além disso, foram feitos 15 voos para transporte de suprimentos.




 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »