23/05/2024 às 15h48min - Atualizada em 23/05/2024 às 15h48min
"Estamos fazendo nossa parte como Estado no combate aos crimes contra mulheres e vulneráveis", afirma primeira-dama de MT ao lançar projeto Expedição SER Família Mulher
Agenda da Expedição terá início em Cáceres, na próxima semana
Unaf
Araguaia Noticia
Crédito - Jana Pessôa/Unaf O projeto Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (22.05), para mobilizar um conjunto de ações nos municípios mato-grossenses com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres.
“Hoje eu gostaria de estar aqui para dizer que os números de violência doméstica e feminicídio caíram em nosso estado, mas infelizmente esta não é nossa realidade. Por esse motivo, estamos hoje reunidos para fazer a nossa parte enquanto Estado, criando mais uma ferramenta de combate aos crimes contra a mulher e os vulneráveis”, afirmou a primeira-dama.
A força-tarefa será realizada em 15 Regiões Integradas da Segurança Pública – RISP, onde serão oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial. O projeto foi apresentado pela secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho.
“A iniciativa será executada por meio da Setasc, através da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais e da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres – SER Família Mulher. Além da mobilização dos gestores municipais, a Expedição tem o objetivo de promover o assessoramento para a criação dos OPM, capacitações para a implementação do Programa SER Família Mulher, dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e da Casa de Eurídice”, explicou.
Mauro Mendes ainda citou a raiz da violência no país. “Na minha opinião, o DNA da violência no Brasil é a sensação de impunidade, onde as pessoas perderam o medo da justiça. Cabe ao Congresso Nacional ter a competência e a coragem para começar a reescrever uma nova história nesse país. A primeira-dama Virginia Mendes está de parabéns pela dedicação aos projetos, bem como o Governo do Estado e todos os atores envolvidos”.
Para Fábio Garcia, políticas públicas são fundamentais para promover um estado igualitário. “Promover igualdade exige políticas sérias, exige compromisso e muito investimento, e graças ao trabalho sério que o Governo do Estado tem feito, é possível fazer investimentos como este. A primeira-dama Virginia Mendes lidera hoje o que eu considero um dos programas mais completos que o estado já teve e do país”, reforçou.
A defensora-geral do Estado, Luziane Rodrigues, pontuou a importância do enfrentamento dos números. “A primeira-dama Virginia Mendes é um exemplo para nós em todas as esferas. Muito obrigada por sua bandeira e pela sua luta, que, juntamente com o governador, sempre tem atuado na defesa das pessoas mais vulneráveis. Os números que temos são muito tristes, mas são números que precisamos enfrentar”, salientou.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, o programa SER Família Mulher preenche as lacunas de proteção às vítimas. “É uma grande satisfação participar dessa expedição. A segurança pública é apenas uma porta de entrada, e hoje o SER Família Mulher dá toda assistência às vítimas, dando condições para que essas mulheres tenham uma nova realidade de vida”.
No evento, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado, a fim de viabilizar a disponibilização das informações de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar.
O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, destacou a parceria como uma aliança. “Como representante do Ministério Público de Justiça, é uma felicidade saber que nós não estamos mais atuando de maneira formal e processual, mas que encontramos aliados de primeira grandeza. Essa ação nos dá um alento, para que possamos juntos fazer esse enfrentamento”, avaliou.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Max Russi destacou a atuação da primeira-dama do Estado à frente dos projetos e pontuou a estratégia da Expedição.
“Virginia, quero parabenizar você pela construção desse programa. Quando um projeto é construído, é necessário pensar em muitas coisas; primeiro, chegar a todos os municípios, porque não adianta a gente construir um grande programa onde somente os grandes centros terão os atendimentos; segundo, pensar em um programa que envolva várias secretarias e órgãos. Esse programa é uma união de esforços, essa é a concepção de eficiência. Com a Expedição, o Governo do Estado mostra a preocupação de derrubar esse ranking de violência”, ratificou.
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI