A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) apresenta nesta terça-feira (21.05), no 10º Fórum Mundial da Água - World Water Forum, em Bali, na Indonésia, o programa Todos pelo Araguaia, a maior iniciativa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no mundo.
Participam do evento a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e a secretária adjunta de licenciamento ambiental e recursos hídricos, Lilian Ferreira.
No pavilhão latino-americano das águas, a Sema destaca que o objetivo central da ação é a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, que percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, com a restauração de 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil somente em Mato Grosso.
Entre as ações previstas no programa estão projetos de recomposição florestal, conservação do solo e água, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, e a promoção da mudança de cultura sobre práticas sustentáveis de ocupação do território.
O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, o “Todos pelo Araguaia” se traduz na união de esforços do poder público em conexão com a iniciativa privada, produtores rurais, dentre outras entidades, com o objetivo comum de também promover a produção sustentável no Estado.
“O produtor deve aderir ao programa para que possa receber o apoio do Governo do Estado e de todas as instituições que compõem essa união de esforços. Essa integração prevê a regularização ambiental e o fortalecimento das cadeias produtivas do imóvel rural”, destacou.
A iniciativa já conta com a adesão de mais de 80 produtores rurais que, ao se integrarem ao programa, contribuem para a restauração de suas propriedades com custos reduzidos, sendo reconhecidos como defensores da sustentabilidade e conservação ambiental.
O evento O World Water Forum - 10º Fórum Mundial da Água ocorre entre os dias 18 e 24 de maio e é considerado o maior encontro internacional do setor hídrico do mundo. O evento ocorre a cada 3 anos e envolve entidades, gestores, instituições de pesquisa e grupos empresariais.