14/05/2024 às 16h40min - Atualizada em 14/05/2024 às 16h40min
Trecho do Portão do Inferno na MT-251 é bloqueado para utilização de equipamento no paredão
Os bloqueios serão feitos somente nesta terça-feira (14) e nos demais dias, continuará no sistema pare e siga.
G1 MT
Araguaia Noticia
Paredões na região do Portão do Inferno tem cerca de 130 milhões de anos — Foto: Marcos Vergueiro/Secom Um trecho do Portão do Inferno, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (MT), foi bloqueado, nesta terça-feira (14), para a utilização de um equipamento no paredão. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), as interrupções serão feitas no sistema pare e siga e o tempo de espera dos motoristas que trafegarem pela rodovia poderá ser maior.
O bloqueio sera para operar equipamentos de topografia que não podem ter qualquer tipo de interferência de vibração.
Segundo a secretaria, os bloqueios serão feitos a pedido da empresa que vai realizar a obra e precisa operar equipamentos de topografia de alta precisão. A rodovia deve ficar interditada somente nesta terça-feira (14).
Os dois sentidos da pista serão bloqueados por um período de 20 minutos a cada hora. A previsão é que os trabalhos sejam feitos entre às 7h e 18h. O tempo de espera nos pontos de parada pode durar entre 20 e 60 minutos dependendo do momento da passagem.
Nos os outros dias, o trânsito vai operar diretamente no esquema pare e siga.
Obras no Portão do Inferno
O Governo de Mato Grosso anunciou, em março deste ano, o início da obra de retaludamento no paredão do Portão do Inferno. De acordo com a equipe técnica, o governo firmou um contrato de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção, que será responsável pelo projeto.
O prazo para entrega da obra é de até 120 dias, segundo o governo.
Porém era necessária autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O que será feito?
Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho.
De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.
Desmoronamentos
Em 2023, a região foi palco de diversos episódios de desmoronamentos de blocos. Essas movimentações ocorrem há anos, no entanto, as ocorrências se intensificaram desde o começo do período chuvoso, em novembro do ano passado. Desde então, o local permanece com o tráfego de veículos prejudicado.
Segundo o professor de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, o desprendimento ocorre porque as rochas que estão caindo na pista foram formadas há milhões de anos, quando o município era um grande deserto.
O pesquisador explicou que, com o passar do tempo, os grãos de areia se colaram e viraram pedregulhos. O professor contou que a erosão influenciou no processo de desintegração das rochas e, consequentemente, nos desabamentos.
Desde março de 2024, a estrada que liga as duas cidades foi parcialmente interditada para remoção de pedaços de rochas que se soltaram do morro, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI