Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/03/2024 às 09h54min - Atualizada em 02/03/2024 às 09h54min

Torixoréu realiza neste sábado (2/3) o 1º Festival de Cultura

Araguaia Notícia
O município de Torixoréu irá realizar nesse sábado (02/03) o seu primeiro Festival Cultural. O Festival é uma realização da Prefeitura de Torixoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Lei Paulo Gustavo, de fomento à Cultura; Ministério da Cultura – Governo Federal. O evento será realizado no Centro de Múltiplo Uso Prof.ª Lenir Neves, terá inicio às 18h00, com a exposição de artesanato; produções da gastronomia local e desenho artístico. A abertura oficial será a partir das 19h00. Lembrando que a entrada será gratuita.

Na programação está elencado Lançamento de livro; Contação de histórias; Poesia; Coral Ministério de Louvor IBN Torixoréu; Folia de Reis; Grupo Junino Estrela do Sertão; Grupo de Catira de Torixoréu; Dança indígena c/ a etnia Bororo da Aldeia Merure de General Carneiro e Apresentações musicais.

Logo mais, com a cortesia do Auto Posto Carolino de Baliza: show com Thiago e seus teclados, tocando o melhor do forró.
O 1º Festival Cultural de Torixoréu culmina com o resultado de selecionados no Edital de Chamamento Público nº 01/2024, do município de Torixoréu, elaborado com base na Lei Complementar 195/2022, no Decreto 11.525/2023 e no Decreto 11.453/2023, da Lei Federal Paulo Gustavo.

Na última terça-feira, o município de Torixoréu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, transferiram R$ 13.450,00 em recursos do Fundo Municipal de Cultura aos fazedores de cultura de Torixoréu selecionados para comporem a cena artística e cultural do Festival, entre eles, artesãos; produtores da gastronomia; contadores de histórias; declamadores de poesia; grupos de danças folclóricas e artistas musicais. O valor é uma parte do recurso da Lei Paulo Gustavo transferido de fundo a fundo, da fonte do Ministério da Cultura – Governo Federal para o Fundo Municipal da Cultura de Torixoréu.

É importante ressaltar, que o financiamento da estrutura do festival cultural, como som, iluminação e outros elementos é uma contrapartida da gestão municipal, numa parceria entre Governo Federal; Ministério da Cultura; Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o Diretor Municipal de Cultura de Torixoréu, “a ideia da execução da Lei Paulo Gustavo no município de Torixoréu é a transferência de renda aos fazedores de cultura do município, exaltando; valorizando e fomentando a cultura local e seus saberes ancestrais e contemporâneos”, afirmou o diretor de cultura.

“Estaremos fomentado essas e outras iniciativas que venham fomentar a cultura local, distribuindo renda e entretenimento cultural”, destacou o prefeito Thiago Timo.
 
Segue na integra, a programação do 1º Festival Cultural de Torixoréu:
 
Programação
 
18h00 - Início da Feira da Economia Criativa c/ exposição de Artesanato, Desenho e Gastronomia local.
19h00  -  Abertura oficial do Festival Cultural, logo mais:
- Lançamento do livro Primaveras Destoantes c/ Vanney Neves;
- Contação de histórias c/ Antônia Parreira;
- Contação de história e poética c/ Dione Lauria;
- Poesia de Fernando Pessoa c/ a prof.ª Anália Parreira;
- Recital: poesias das Primaveras Destoantes c/ Geisielly Santos
  e Rogério Fernando;
- Coral Ministério de Louvor IBN Torixoréu;
- Folia de Reis;
- Grupo Junino Estrela do Sertão;
- Grupo de Catira de Torixoréu;
- Dança indígena c/ a etnia Bororo, da aldeia Merure / General Carneiro – MT;
Apresentações Musicais
- Millainy Jorge
- Amilton Luar
- Regineia & Maria Clara
- Letycia Santos
- Leandro Gomez
- Clayton Goiano
- Wilques Neves
- Gabi Saggin
- Ely Dantas
- Presbiofenia
- Acaso


 
 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90