Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/02/2024 às 06h50min - Atualizada em 22/02/2024 às 06h50min

Poeta de Torixoréu lança dia 2/3 o livro Primaveras Destoantes

Assessoria
Araguaia Notícia
No dia 2 de março de 2024, o poeta torixorino Vanney Neves, lança o livro de poemas "Primaveras Destoantes", de publicação independente, pela VL Produções Artísticas. O lançamento da obra literária e sessão de autógrafos será aberta ao público e terá início a partir das 19h, na programação do 1º Festival Cultural de Torixoréu, evento organizado pela Prefeitura de Torixoréu, através da Secretaria Mun. De Cultura, que acontecerá no Centro de Múltiplo Uso Prof.ª Lenir Neves, em Torixoréu – MT.  

Na obra, o poeta, por ele mesmo, “com os olhos de condor e a boca cheia de orvalho”, busca com a sua poesia alçar voos ao alto das cordilheiras dos seus sonhos, entoando o seu canto de amor e de luta, cantando os seus ideais e o que inventa como eu lírico pra não parar de cantar.

“A poesia de Vanney Neves rejeita o pragmatismo e o utilitarismo do tempo presente, busca por meio da arte uma intervenção na vida social, na tentativa de transformar esse modelo de sociedade classista. O processo criativo da arte permite ao sujeito estabelecer uma reflexão sobre a existência, sobre as coisas do mundo, sobre as relações humanas, sobre as contradições da realidade, mesmo que na maioria das vezes parta da negação da realidade dada, criando um universo próprio.”, descreve a criação poética, no prefácio do livro, o poeta e mestre em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Bruno Ribeiro Silva, de Barra do Garças – MT.

A produção poética tem em suas ilustrações nas páginas do livro, a arte de Augusto Figliaggi, de Ribeirão Preto – SP. Na capa, a ilustração é do artista negro Ilustrablack, de Itajaí, em Santa Catarina, idealizada pelo autor do livro, uma homenagem ao seu sobrinho, Paulo Guilherme, que faleceu aos 11 anos, em julho de 2022. O desenho também ilustra à memória do Pinguim, o filho de quatro patas, do poeta.

“O livro “Primaveras Destoantes” é a primeira obra do poeta torixorino Vanney Neves e reúne poemas, em grande parte, da juventude do autor.  O título da obra já prediz ao leitor o que encontrará nas páginas: um antagonismo inconciliável.”, enfatiza, Bruno Ribeiro, em “convite para uma imersão” nas páginas da obra literária.

A publicação de Primaveras Destoantes resulta da aprovação de projeto do proponente/autor, fomentado pelo Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense, que foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A Seleção Pública nº 06/2022/SECEL/MT, lançada em junho de 2022, apreciou projetos no segmento PUBLICAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS.
 
Sobre o autor

Poeta, cantor, letrista, educador e fazedor de cultura, Vanney Neves Dias Moraes nasceu à margem do Rio Araguaia, na cidade de Torixoréu – Mato Grosso, em 15 de julho de 1982. O autor do livro Primaveras Destoantes é graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; pós-graduado em Educação Interdisciplinar. Em Torixoréu, trabalhou na equipe efetiva de Agentes Comunitários de Saúde; foi líder comunitário, elegendo-se vereador e presidente da Câmara. Através do Núcleo de Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC / MT, atuou de 2014 a 2019, na Escola Estadual Febrônio Rodrigues, como professor do Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola – PRINART, posteriormente denominado Projeto Arte e Comunicação (Educarte). Atualmente é Diretor da Secretaria de Cultura; presidente do Conselho de Políticas Culturais e Secretário Executivo do Fundo Municipal de Cultura.



 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90