Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/02/2024 às 23h46min - Atualizada em 09/02/2024 às 23h46min

Prefeitura de Barra do Garças desmente que perdeu ação sobre limite com Nova Xavantina e explica que processo está 'parado'

A informação de havia novidade no processo surgiu numa entrevista com ex-prefeito João Cebola, todavia seria notícia requentada diz secretário de Barra do Garças

Secom BG
Araguaia Notícia
O secretário de Comunicação da prefeitura de Barra do Garças, Sérgio Santana, divulgou nota de esclarecimento e lamentou a informação equivocada de que houve alguma novidade no processo sobre o limite territorial entre Barra do Garças e Nova Xavantina que está na Justiça. 

Recentemente saiu uma reportagem no site NX1 com o ex-prefeito de Nova Xavantina, João Cebola, comemorando o que seria uma nova decisão no processo no Tribunal de Justiça confirmando o pleito de Nova Xavantina em cima de Barra do Garças na disputa por 70 mil hectares. 

Só que, apesar de estar circulando em 2024, a matéria foi publicada originalmente em 2022, e falava sobre uma decisão em uma instância que cabia recursos, portanto notícia requentada, explica Sergio Santana. O início desse conflito territorial, porém, se deu muito antes, quando em 2017 a Prefeitura de Nova Xavantina começou a articular a posse da área que, a partir dali, seria disputada judicialmente.

Em 2023, o prefeito Adilson Gonçalves buscou sensibilizar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Governo de Mato Grosso, para que o processo fosse suspenso* com a finalidade de ser analisado com mais tempo e com mais riqueza de detalhes, e assim ocorreu. 

"Diante dessa conquista temporária, o processo segue suspenso até março deste ano e, por não ter sido concluído, não é possível fazer afirmações sobre novos limites territoriais ou falar em novas decisões", explica Sérgio.

"Isto é, *uma notícia antiga que circula como se trouxesse informações recentes* sobre o limite de território entre as cidades, gera o entendimento errôneo de que se trata de uma decisão atualizada, o que não condiz com a realidade. Esta distorção de fatos, que mistura acontecimentos antigos com novos, pode gerar confusão na população, especialmente em ano eleitoral".

A prefeitura de Barra do Garças reitera que o processo em questão, de número 1008064-38.2019.8.11.0000, não apresenta nenhuma nova decisão. 

"Reiteramos o compromisso com a transparência e a verdade, destacando que qualquer atualização sobre o processo será comunicada de forma clara e objetiva à população", finalizou o secretário de comunicação de Barra do Garças. 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »