04/11/2023 às 09h58min - Atualizada em 04/11/2023 às 09h58min
Morre de infarto Papai de Noel de Barra do Garças, professor Amarílio
Amarílio Carvalho de 91 anos estava em Fortaleza participando do Congresso Panamericano de Esperanto. Um perda enorme para cultura de Barra do Garças
Araguaia Notícia
Professor Amarílio atuava também como Papai Noel e Tiradentes em vários eventos culturais Faleceu por volta das 5 horas da manhã de sábado (4/11), o ambientalista e professor de esperanto Amarílio Carvalho, de 91 anos, conhecido como Papai Noel de Barra do Garças no Mato grosso. Amarílio faleceu em Fortaleza no Ceará onde participava de um congresso panamericano de esperanto juntamente com ambientalista Ciro Gomes de Freitas.
E foi justamente o Ciro que confirmou a reportagem do
site Araguaia Notícia o falecimento do professor Amarílio. Ciro explicou que o amigo Amarílio passou mal saindo do congresso na noite de sexta-feira se queixando que a pressão dele havia baixado demais porque comeu muito doce e bolo no café da tarde do congresso e pediu para retornar ao hotel para descansar.
Chegando ao hotel, Amarílio logo deitou e pediu aumentar um pouco o ar condicionado e aí dormiu como também o ambientalista Ciro. Já na manhã deste sábado, Amarílio levantou cedo por volta das 5 horas e foi para banheiro. Ciro percebeu que ele estava demorando para sair do banheiro e resolveu abrir a porta quando viu então o amigo sentado no vaso com a mão esquerda roxa após parada cardíaca.
Amarílio era natural de Niterói-RJ e morava há 35 anos em Barra do Garças. Ele era aposentado como funcionário dos Correios. Ele era o caçula da família, irmãos e pais do professor Amarílio já são falecidos. Ciro disse que está conversa com uma sobrinha de Amarílio que mora em Brasília para saber se o Papai Noel será sepultado em Fortaleza ou Brasília. A família disse que Amarílio paga o plano funerário e estuda também a possibilidade de trazer o corpo para Barra do Garças.
Amarílio ficou conhecido também por cuidar do jardim das Águas Quentes de Barra do Garças.
Em 2020, Amarílio foi candidato a vereador de Barra do Garças, o mais velho de Mato Grosso com 87 anos.
Além do Esperanto, outra paixão de Amarílio é Joaquim José da Silva Xavier, nacionalmente conhecido como Tiradentes, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. De acordo com o candidato, o mártir da independência é uma grande inspiração. Seguindo seus ensinamentos, Amarílio garante que, mesmo aos 87 anos, se sente jovem e bastante animado para encarar a campanha.
"Ao iniciar o estudo da vida de Tiradentes, descobri que nosso mártir da independência era médico naturalista, que a todos aconselhava o uso da Aloe Vera, a popular babosa. Acreditei na palavra de Tiradentes. Meus amigos de minha faixa etária tomam 15 remédios por dia. Eu tomo apenas um, a poderosa Aloe Vera", afirmou.
A idolatria pela história de Tiradentes, conforme o candidato, também tem algo de espiritual. Ele conta que numa noite de 2002, quando estava em casa, ouviu uma voz misteriosa que “soprou” em seu ouvido: “vista roupão preto, coloque corda no pescoço e vá para a rua divulgar nosso mártir da independência”.
E Amarílio não parou por aí, montou um monólogo sobre a história de Tiradentes e se apresentou por todo o país, inclusive em universidades. “A voz misteriosa não mais apareceu, mas, como meu espírito é irrequieto, em 2011, fiz a primeira apresentação do texto em Esperanto”. Chegando a pedir dinheiro nas ruas de Copacabana (RJ), o candidato viajou com sua apresentação para Argentina, Bélgica, França, Holanda e Vietnã.
Trabalho social Com grande trabalho social, inclusive vestido de Papai Noel na época do Natal (daí vem o apelido).
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI