Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/01/2023 às 09h58min - Atualizada em 15/01/2023 às 09h58min

Atleta da Tanzânia vence a 38ª Corrida de Reis que teve comentários do vice-prefeito de Barra do Garças

Uma atleta de Barra do Garças ficou em sexto lugar, a melhor posição de Mato Grosso, na prova feminina

O vice-prefeito Sivirino Santos foi convidado para ser comentarista da prova pela TVCA
ARAGUAIA NOTÍCIA com informações GLOBO ESPORTE / G1 MT

O atleta Joseph Tiophil Panga, da Tanzânia, venceu a prova masculina da 38ª da Corrida de Reis, realizada neste domingo, em Cuiabá e que foi transmitida pela Tv Centro América, afiliada da Tv Globo, com a narração de Flávio Santos e a participação especial do treinador de atletismo, Sivirino Santos nos comentários, que é vice-prefeito de Barra do Garças e incentivador da modalidade com a Casa do Atleta.

A jovem Stella Alcedina, de 19 anos, de Barra do Garças-MT, foi a melhor mato-grossense na prova feminina e conquistou a sexta colocação. Logo após a TVCA entrevistar Stella, Sivirino se emocionou ao comentar o triunfo da atleta barra-garcense que tem 19 anos e treina há dois anos no projeto Casa do Atleta, idealizado por Sivirino e que se tornou referência no esporte brasileiro. Vale dizer que no passado, Barra do Garças já teve João Neto como tricampeão da Corrida de Reis na época que a prova era mais estadual, hoje a Corrida de Reis se tornou uma prova mundial e com amplo domínio dos africanos como também acontece com a Corrida de São Silvestre. 

Mais detalhes da Prova Masculina

Esta foi a segunda participação do tanzaniano na Corrida de Reis. Em 2020, ele havia ficado com o segundo lugar. Joseph Tiophil Panga foi vice-campeão da São Silvestre de 2022, realizada em São Paulo, no último mês de dezembro. Além do título da Corrida de Reis, ele faturou prêmio em dinheiro no valor de R$ 40 mil.

Maxwell Kortek Rotich, campeão da edição passada e detentor do recorde no masculino, ficou com a segunda posição neste ano, com 30'12". O melhor brasileiro foi Fábio Jesus Correia, que completou o trajeto em 30'20". O mato-grossense Wendell Jeronimo Souza, de Pontes e Lacerda, terminou a prova na quarta posição. O atleta de 32 anos cruzou a linha de chegada com a marca de 30'36". Completando o pódio, Moses Kibet, de Uganda, obteve a quinta posição ao atingir o tempo de 31'06".

Prova Feminina

A etíope Kebebush Yisma Zewoldemariam, de 25 anos, venceu a prova feminina da 38ª edição da Corrida de Reis, realizada neste domingo, em Cuiabá. Ela completou os 10km da prova em 34 minutos e 25 segundos. Esta foi a primeira vez da atleta da Etiópia na Corrida de Reis. Além do título, ela faturou prêmio em dinheiro no valor de R$ 40 mil. No fim do ano passado, Kebebush foi terceira colocada na São Silvestre.

A também etíope Tadesu Tafa ficou com a segunda colocação, com a marca de 35'38". Em terceiro, a queniana Vivian Jftanui Kiplagati completou a prova em 36'26". A melhor brasileira da Corrida de Reis 2023 foi a paranaense Susane Martins, em 4º lugar, com o tempo de 37'10".

Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano. A prova é a maior do Centro-Oeste e uma das principais do Brasil.


 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90