Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/01/2023 às 17h55min - Atualizada em 02/01/2023 às 17h55min

UniCathedral e Colégio Cathedral divulgam retrospectiva de ações do ano de 2022

Reveja os momentos mais marcantes que aconteceram nas instituições de ensino.

UniCathedral
Mesmo com alguns desafios no decorrer do ano, o Centro Universitário UniCathedral e o Colégio Cathedral mantiveram a excelência no ensino, na prática, nos projetos e contou com muitas celebrações. O grupo Cathedral se fez presente e mostrou que 2022 foi um ano de grandes conquistas, com o desenvolvimento de projetos de grande impacto social, a aproximação com a sociedade, a consolidação de parcerias, inauguração de novos espaços, o lançamento de novos cursos, tanto na graduação presencial, quanto na modalidade de Ensino a Distância, o que reafirma que, mesmo diante das dificuldades, as instituições continuam sendo um espaço de conhecimento, de diálogo, evolução, onde o ensino de qualidade é referência regional.

O reitor e mantenedor do UniCathedral, Sandro Saggin, comenta sobre a jornada deste ano das instituições de ensino, com a retomada do ensino presencial. “Hoje somos referência em diversos cursos de graduação e pós-graduação e por isso ampliamos a oferta de nossos cursos, abrangendo os cursos na área da saúde. O Colégio Cathedral também marcou uma passagem importante no cenário da aprendizagem da nossa região, conseguimos avanços incalculáveis e o nosso caminho é continuar crescendo e colaborando com a educação básica, sem contar no EAD que atingiu grandes resultados e será também produto de muito foco no próximo ano” defende o reitor, que conclui sua fala agradecendo aos alunos que confiam e acreditam na qualidade de ensino, e exaltando o trabalho incansável da equipe, que resultou nas conquistas atingidas. 

Relembre o que aconteceu nas instituições de ensino de educação:

UniCathedral:

Núcleo de Práticas Jurídicas do UniCathedral completa 15 anos – O NPJ, (iniciou em 2007), tem o objetivo de oferecer a metodologia prática aos acadêmicos para o desenvolvimento dos mesmos, atendendo ao público hipossuficiente que necessita de acesso à justiça, de forma gratuita. Para auxiliar os acadêmicos na atuação dos processos, o núcleo conta com o apoio de profissionais especializados na área do direito, composto pelos advogados e professores.

Folia Solidária: grupo Cathedral promoveu ação beneficente no Carnaval – Em fevereiro, os acadêmicos do Curso de Pedagogia contaram com a ajuda dos demais cursos de graduação da instituição, além dos alunos do Colégio Cathedral para a arrecadação dos produtos. A ação consistiu na arrecadação de produtos de alimentação e de higiene pessoal para doar aos idosos da Associação Beneditina da Providência – Lar da Providência, em Aragarças-GO. 

UniCathedral adotou o “Biscoito”, o mascote oficial da instituição – No mês de fevereiro, o Centro Universitário Cathedral adotou o cachorro apelidado de “Biscoito”, que agora faz parte do time da instituição. Biscoito vagava pelos arredores da IES e dormia nos corredores do campus, após ter sido adotado, se tornou oficialmente o mascote do UniCathedral e Colégio Cathedral, com direito até a coleira com crachá de identificação. O novo “cãolaborador” tem livre acesso a todos os setores e salas da instituição e torna mais agradável os dias dos colaboradores e estudantes. 

Acadêmicos de Engenharia Agronômica e Gestão em Agronegócio participaram de visita técnica na Fazenda Escola Três Barras – Em fevereiro, aconteceu uma visita técnica na fazenda localizada no município de Torixoréu. O objetivo da aula foi aliar o conteúdo teórico estudado em sala de aula com a prática da Fazenda Escola. Os alunos estudaram toda a teoria do processo de desenvolvimento da soja, durante a visita eles conseguiram acompanhar na prática o processo de colheita da cultura.

UniCathedral realizou doações de computadores para escola pública e para comunidade indígena em Luciara – MT  – Em março, o centro universitário realizou a entrega de doze equipamentos de informática para a Escola de Educação Básica Prof.ª Maria de Lourdes H. Moraes, localizada no Bairro Vila Maria, em Barra do Garças. No mês de abril, a instituição também realizou a entrega de dois computadores para a Escola Estadual Sol Nascente, localizada na aldeia indígena Nova Pukanū, do município de Luciara – MT. O grupo Cathedral está sempre comprometido com o desenvolvimento de seus projetos de responsabilidade social por meio de práticas que contribuem para o benefício da sociedade, por intermédio de eventos beneficentes, doações, incentivo à educação, cultura e esporte. Desta maneira, auxilia a comunidade promovendo um espaço mais saudável para a interação de grupos e a troca de experiências.

UniCathedral ofereceu consultoria à população para realizar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 – Em abril, os acadêmicos e os docentes do curso de Ciências Contábeis, atenderam o público externo e a comunidade que necessitava realizar a Declaração de Imposto de Renda. O atendimento foi condicionado  à doação de 5kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições filantrópicas de Barra do Garças. 

UniCathedral participou de torneio indígena em apoio à cultura – Em abril, colaboradores do UniCathedral estiveram presentes no 4º Torneio A’UWE NHIBODO, na Terra Indígena de Sangradouro, localizada entre os municípios de Primavera do Leste e Barra do Garças. O intuito foi prestar apoio cultural aos povos indígenas, visando a sua valorização, promovendo a divulgação da preservação ambiental, o respeito às diferenças, à cultura, à educação e aos valores indígenas. O UniCathedral busca constantemente estar engajado em relação a assuntos relevantes para a sociedade, por meio de realização de eventos que estimulem a educação e a cultura.

UniCathedral inaugurou sete novos cursos na área da saúde – Em junho, aconteceu o evento de lançamento de sete novos cursos presenciais na área da saúde, sendo eles: Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia*, Enfermagem*, Estética e Cosmética. A implantação dos novos cursos na cidade beneficiará a população, possibilitando o desenvolvimento de toda  região do Vale do Araguaia, pois não melhora apenas a qualidade da educação, mas também da saúde.  Além de proporcionar que a comunidade local tenha acesso a formação nesta área sem que haja a necessidade de se deslocar para outra cidade.

Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, visitou o UniCathedral  – Em junho, o governador Mauro Mendes visitou o Colégio Cathedral e o UniCathedral. No encontro,  conversaram sobre diversos temas, como o papel do Governo e as ações que estão sendo realizadas na cidade que beneficiarão toda a população e puderam conversar sobre a qualidade da educação e prestigiar ambas  unidades de ensino.

UniCathedral iniciou projeto de construção da maior Usina de Energia Solar de Barra do Garças e uma das maiores do Vale do Araguaia – O Grupo UniCathedral, em parceria financeira com  o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi Araxingu, iniciou em julho, a construção da Usina de Energia Solar, contribuindo assim positivamente com o crescimento do setor na cidade e na região. Ao todo, a usina projetada contará inicialmente com 552 painéis de 540w , que cobrirão uma superfície de cerca de 1566m² (mais de um quilômetro e meio de placas), com a capacidade de gerar mais de 40 mil kw/h. O UniCathedral sempre esteve preocupado em desempenhar o seu papel de responsabilidade social e ambiental, tendo o seu nome e suas práticas associadas a questões renováveis, sustentáveis e alternativas. 

UniCathedral promoveu o III Simpósio Viva de sensibilização ao Setembro Amarelo – Em setembro, por intermédio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, realizou a terceira edição do Simpósio Viva: Você é mais forte do que imagina, de forma totalmente gratuita e híbrida, com atividades presenciais e live transmitida ao vivo pelo canal oficial da instituição no Youtube. Aconteceram duas palestras do simpósio, com técnicas voltadas ao desenvolvimento da inteligência emocional, que tiveram o objetivo de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental, além de conscientizar, educar e integrar os estudantes.

Egressos e acadêmicos do UniCathedral conquistaram vitória na 2ª fase do 35º Exame de Ordem Unificado – Em setembro foi publicado o resultado dos aprovados no 35º Exame Unificado da OAB. De 49 aprovados da cidade de Barra do Garças, na 2ª fase preliminar do Exame, 30 pessoas são originários do curso de Direito do UniCathedral, assim, totalizando 61,22% de aprovados.O indicador de aprovação do UniCathedral no Exame de Ordem da OAB reforça o excelente nível de ensino da Instituição que se mantém por anos. O foco nos cursos de nível superior da Instituição é preparar os alunos para a carreira profissional com excelência.

UniCathedral foi posto de coleta em Campanha de Doação de Sangue – Em setembro aconteceu o Dia D de doação de sangue, com ponto de coleta no UniCathedral. A campanha fez parte das ações que são realizadas durante o mês, em alusão ao Setembro Amarelo, nesse sentido, a instituição promoveu esse ato de suma importância para a população, em parceria com o Hemocentro de Barra do Garças-MT. 

UniCathedral realizou a Feira de Profissões 2022 neste mês de outubro – A “Feira das Profissões 2022” realizada em conjunto com o Colégio Cathedral, teve como objetivo principal promover uma experiência de aproximação dos estudantes do Ensino Médio com o Centro Universitário, colaborando assim para a escolha profissional dos que pretendem ingressar em uma Instituição de Ensino Superior. Esta é a 4ª edição da Feira das Profissões UniCathedral, o evento foi realizado nos blocos da própria instituição, de maneira totalmente presencial, gratuita, com informações sobre cursos e formas de ingresso na IES. O UniCathedral recebeu mais de 1.000 alunos, sendo 11 escolas.

Acadêmicos de Administração e Agronegócio realizaram visita técnica na JBS – Em outubro,  os acadêmicos dos cursos de Administração e Agronegócio, visitaram a empresa JBS Friboi de Barra do Garças. A atividade extracurricular está relacionada às disciplinas de “Tópicos Especiais em Administração”, “Gestão da qualidade” e “Processamento de produtos de origem animal”. O objetivo da atividade foi promover aos alunos a compreensão da relação entre teoria e prática dos conteúdos ministrados em sala de aula por meio do acompanhamento do processo produtivo e observar o sistema de gestão.

Além do espaço físico: alunos do UniCathedral tiveram a primeira aula no metaverso – Acadêmicos dos cursos de Agronegócio e Marketing tiveram contato com aulas completamente diferentes, em um ambiente totalmente virtual: o metaverso. Em outubro, a turma teve o primeiro contato com essa realidade virtual. O UniCathedral segue investindo nesses recursos tecnológicos, como: óculos de realidade virtual, telas interativas e laboratórios virtuais para uso em sala de aula, mediante a reserva e planejamento junto ao setor de Tecnologia e Inovação do UniCathedral.

UniCathedral realizou palestras na Escola Estadual de Ribeirãozinho-MT – Em novembro, os professores e consultores educacionais do UniCathedral realizaram palestras para os alunos da Escola Estadual Alexandre Leite, situada na cidade de Ribeirãozinho-MT. A convite, o UniCathedral compareceu a instituição de  e abordou temas importantes na área do direito e psicologia, com o intuito de conscientizar os jovens. A primeira palestra foi sobre racismo, em seguida, foi apresentado o tema Cyberbullying e por fim, o último momento falou sobre as consequências psicológicas que são causadas às vítimas de racismo e cyberbullying. Ações como essa, refletem o trabalho social realizado no Unicathedral, onde a sociedade e a instituição andam ladeadas para um futuro cada vez mais igualitário. 

Direito na prática: UniCathedral realizou Júri Simulado no Fórum de Barra do Garças – No mês de novembro, os acadêmicos (9º e 6º semestre) do Curso Superior em Direito, participaram de uma experiência fundamental para seu aprendizado, a Simulação de Tribunal de Júri, presidida pelo Juiz de Direito Dr. Douglas Bernardes Romão – 1ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças, no Auditório do Fórum. O júri é um momento ímpar para os acadêmicos, que poderão aproveitar ao máximo a experiência de vivenciar na prática o que tem aprendido em sala de aula e no NPJ, com a mesma metodologia de uma ocorrência real do Tribunal de Júri, preparando para a vida jurídica.  Para isso, o Unicathedral, seus professores, coordenadores e colaboradores, não medem esforços no intuito de proporcionar as melhores condições de ensino e aprendizagem a todos os acadêmicos. 

Equipe do UniCathedral foi campeã na Maratona de Tecnologia Hackamt – Em novembro, a Maratona de Soluções Inovadoras para o setor de Saúde pública, HackaMT – Edição Araguaia 2022, aconteceu na cidade de Querência-MT. Promovido pelo Governo de Mato Grosso, a edição teve cerca de 102 inscritos de 15 cidades. A maratona teve três dias de imersão com oficinas, atividades, palestrantes e mentores tecnológicos. Ao final da programação, foram classificadas as duas melhores soluções tecnológicas para a área da saúde. Em primeiro lugar, venceu a equipe do UniCathedral, time composto pelos colaboradores da instituição que desenvolveram o aplicativo “VaciFácil”, para gestão de datas de vacinação para toda família. 

UniCathedral firmou Acordo de Projeto entre OAB e a Prefeitura de Barra do Garças a favor do direito familiar – No final do mês de novembro, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do projeto Direito de Família. Uma parceria entre o UniCathedral, a Ordem dos Advogados do Brasil de Barra do Garças, a Secretaria de Educação e a Prefeitura de Barra do Garças. O referido projeto foi idealizado pelo Presidente da Comissão Direito de Família e Sucessões da OAB, em conjunto com o Presidente da OAB, e tem como objetivo resolver situações jurídicas, de pais responsáveis de alunos da rede municipal de ensino, com a intenção de trazer mais entendimento jurídico sobre questões familiares e auxiliar na busca pela justiça para a comunidade de Barra do Garças. O papel do curso de Direito do UniCathedral é fundamental nessa parceria, tendo em vista que a instituição se preocupa com a comunidade como um todo.

Novo curso: UniCathedral lançou o curso presencial de Radiologia – Em dezembro, o UniCathedral, lançou uma grande novidade para o município de Barra do Garças e região do Vale do Araguaia, mais um curso na área da saúde. Destaque no ensino há mais de 18 anos, agora o centro universitário implantou o curso superior de Radiologia, na modalidade presencial. A implementação desse novo curso, além de melhorar a qualidade da educação, também beneficiará a população, possibilitando o desenvolvimento na área da saúde em toda região do Vale do Araguaia. 

UniCathedral (EaD):

UniCathedral EAD promovou o Curso de Estética e Workshop de beleza na região do Vale do Araguaia – Em março, aconteceu a divulgação do Curso de Estética e Cosmética EaD (Educação a Distância) e do Workshop de Beleza, em parceria com a Rayane Andrade, idealizadora do RA Academy, Diretora Criativa e CEO da Florença Beauty Spa. 

Cursos do EaD do UniCathedral são reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação – O UniCathedral é referência na formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento e na modalidade a distância o Centro Universitário também mantém a tradição de qualidade no ensino. A confirmação disso são os conceitos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em maio, o curso de Recursos Humanos de Educação a Distância (EaD) do UniCathedral obteve a nota máxima de excelência avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Em julho, o MEC emitiu conceito para três cursos de Gestão EAD: Gestão Financeira, recebeu nota máxima (5), Gestão Ambiental e Gestão Pública foram avaliados com conceito 4. No 1º semestre de 2022 o EaD já soma 5 cursos reconhecidos e outras visitas agendadas. A nota dos cursos das instituições de ensino pode ser muito importante para a carreira, para quem busca se inserir no mercado de trabalho sabe a importância de se qualificar e justamente em relação a isso, a nota do MEC deve ser levada em consideração. 

“Caminho para o sucesso”, UniCathedral EaD lançou nova Campanha de Vestibular 2023/1 – Com um conceito renovado, o Ensino a Distância do UniCathedral lançou oficialmente a nova Campanha de Vestibular EaD 2023/1, em dezembro no canal do Youtube da instituição, apresentando, além da proposta de escolha dos elementos gráficos utilizados, também os sete novos cursos sendo eles: Engenharia Civil, Agronomia, Design de Interiores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Banco de Dados e Licenciaturas em Letras – Português, Letras – Inglês e Pedagogia. A nova campanha retrata a contínua renovação da instituição em busca de uma imagem mais jovial e dinâmica à marca, sem perder as características da sua identidade, com o objetivo de promover a ideia de foco e direcionamento ao sucesso, combinado a elementos modernos.

Colégio Cathedral: 

Colégio Cathedral recebeu intercambistas pelo programa AFS Brasil – Em fevereiro, o colégio recebeu dois alunos novos intercambistas, da Itália e da França, pelo programa AFS Brasil. A experiência do intercâmbio permite uma troca cultural enriquecedora e favorece não somente os estudantes intercambistas, como também as pessoas que os recebem. Pensando na importância da cultura e educação como elementos essenciais para o desenvolvimento e fundamentação da sociedade, o Colégio Cathedral desenvolve diversas atividades que possibilitam esse ambiente com troca de conhecimento e experiências, proporcionando a interação com múltiplas esferas culturais.

Cathedral lançou curso Preparatório para ENEM e Vestibulares – Em abril, foi lançado o cursinho preparatório, com a mesma qualidade do Ensino Superior e da Educação Básica, com foco no ENEM e Vestibulares. O planejamento do curso foi pensado de modo que ele fosse uma espécie de intensivão, para preparar os alunos para o ENEM e provas de vestibulares diversas. 

Colégio Cathedral realizou o 1ª Campeonato Interclasse – Em julho, aconteceu o 1º Campeonato  Interclasse, jogos esportivos entre as turmas do colégiol. A competição contou com cinco modalidades esportivas, sendo elas: futsal, vôlei, basquete, handebol e tênis de mesa, (fem. e masc.), os jogos aconteceram no Clube Balneário Peixinho. O campeonato tem uma finalidade importante no ambiente escolar de promover a interação social entre os alunos, avaliar o grau de conhecimento nas modalidades desenvolvidas, além de incentivar a prática de atividade física, mental e social. O Colégio Cathedral compreende que o esporte contribui para a formação sadia do jovem, por essa razão, desde o início de sua história incentiva sua prática em todos os segmentos. O Colégio é um grande apoiador dos esportes, buscando investir na estrutura e nos alunos atletas, acompanhando e oferecendo recursos para que se desenvolvam dentro das modalidades que praticam.

Promovendo o esporte e a integração: Colégio Cathedral realizou o seu I Intercolegial – Em setembro, aconteceu a abertura da primeira edição do “I Jogos Intercolegiais do Colégio Cathedral”, realizado no Ginásio de Esportes Arnaldo Martins. Cerca de 200 alunos de todas as escolas participaram do evento, que consiste em uma competição esportiva entre as escolas, públicas e privadas, com diferentes modalidades divididas entre times masculinos e femininos, sendo elas quatro modalidades esportivas. Além da principal finalidade de promover o esporte para os jovens, têm como objetivo integrar e contribuir com a aprendizagem dos estudantes através da prática esportiva. O objetivo inicial de integração e ampla participação da 1ª edição do Intercolegial, organizado pelo Colégio Cathedral, foi alcançado com êxito, com 11 escolas participando ao total. O Colégio Cathedral venceu em 1º lugar, na modalidade do vôlei masculino.  

Colégio Cathedral realizou I Passeio Turístico Histórico em Barra do Garças – Em outubro, o colégio realizou o I Passeio Turístico Histórico, com os alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio. O principal objetivo do passeio foi explorar os pontos turísticos primordiais da cidade de Barra do Garças, para que os alunos pudessem conhecer um pouco da história e das curiosidades da cidade, na prática. Atividades externas às salas de aulas são importantes para o desenvolvimento do aluno, por conciliar o conteúdo teórico aprendido dentro da sala, com conteúdo prático, assim, incentivando e gerando estímulo no estudante, além de promover a interação entre eles. 

Colégio Cathedral realizou a construção da quadra de esportes – O Colégio Cathedral é reconhecido por sua metodologia fundamentada no método científico, que estimula a curiosidade e a pesquisa, com o suporte pedagógico pautado na inovação e tecnologia, ainda assim, está sempre buscando o aprimoramento nas demais áreas. Pensando nisso, em outubro, aconteceu a construção da quadra poliesportiva totalmente adaptada para a prática dos esportes com segurança.

Colégio Cathedral realizou Intensivão Top ENEM gratuito – Em outubro,  aconteceu a semana do Intensivão Top ENEM, no Centro Universitário Unicathedral. O evento foi um projeto de responsabilidade social, totalmente gratuito. Com o objetivo de preparar os estudantes que irão prestar vestibular e o ENEM, a programação teve ao longo da semana, dicas, aulas de conteúdos específicos, simulado de redação e palestra com a participação da psicóloga da instituição tratando sobre questões emocionais. O evento contou com aproximadamente 125 alunos inscritos de diversas escolas.

Colégio Cathedral realizou doação de 262 brinquedos para creche municipal – Em outubro, foi realizada a entrega dos brinquedos que foram arrecadados na Campanha Solidária “Faça um amiguinho feliz”. Ao total, 262 brinquedos foram arrecadados e destinados às 135 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Nelimaria da Fonseca Franco, situado na Avenida Principal – Jardim Palmares da cidade de Barra do Garças.

Colégio Cathedral promoveu projeto escolar de conscientização de Combate da Violência contra a mulher – Em novembro, o Colégio Cathedral promoveu um evento sobre Feminicídio e Violência Doméstica, onde foram realizadas as apresentações do projeto com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O intuito do projeto foi desenvolver a argumentação dos alunos, o método de pesquisa científica, tabular dados e gráficos, estudar a parte literária sobre o tema, mas principalmente, a conscientização. Na ocasião, foram convidadas para participar do projeto, a Delegada de Polícia Titular da Delegacia da Defesa da Mulher de Barra do Garças, Luciana Canaverde e a Investigadora de Polícia Judiciária Civil, Andrea Guirra, que realizaram falas acerca do tema.

Colégio Cathedral realizou cerimônia de formatura dos alunos do 9º e 3º ano – Ainda no mês de novembro, aconteceu a cerimônia de formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Ao todo, foram 41 formandos, 31 alunos do Ensino Médio e 10 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que participaram da cerimônia, com 350 convidados que estiveram presentes na noite. O Colégio Cathedral tem conhecimento da relevância desse processo de transição da fase pedagógica, conhecimentos adquiridos que vão além de livros, desse modo, a formatura foi um evento proposto para marcar e comemorar essa passagem vitoriosa tão importante para os  alunos.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90