26/01/2022 às 20h34min - Atualizada em 26/01/2022 às 20h34min

Nesta quinta (27/1) será lançado na internet documentário sobre vida e obra do cantor Divino Arbués VEJA VÍDEO

Um dos nomes mais conhecidos da cultura do Vale do Araguaia terá sua vida contada em detalhes no 'Romance de Rio e Serra'

Araguaia Notícia
Com lançamento online programado para o dia 27 de janeiro pelo YouTube, o documentário “Romance de Rio e Serra – Divino Arbués vida e obra”, revela a vida desse músico e escritor de Mato Grosso, desde a mais tenra idade em Barra do Garças e Aragarças, até a consagração de sua obra musical diversificada, que canta o Araguaia e ao mesmo tempo dialoga com a cultura universal.

O filme traz depoimentos de músicos que com ele atuaram nesta trajetória e de contemporâneos que ajudaram a inserir os Festivais de Praias no Araguaia no circuito da boa música popular, dos idos dos anos 80 até fase mais recente, tais como, Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, dentre outros artistas e personagens.

Com imagens filmadas em Barra do Garças, Cuiabá, Goiânia, Pantanal e outras tomadas, o documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense para que chegasse a todo o estado, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte em discos e livros.

Pontuado por interpretações de consagradas canções compostas pelo músico, como, Quarto Crescente, Natureza, Cor da Noite, Noite em Cuiabá, O Rio Araguaia, dentre outras, o filme é um convite para os apreciadores da boa música.

Produzido pela produtora Kuya Comunicação, o documentário tem direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro. Foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc, Edital Mestres da Cultura/Minc/Secel-MT, governo federal, com apoio cultural do Instituto Mutirum.

SERVIÇO:
Lançamento online: 27 de janeiro
Canal do YouTube: Divino Arbués Oficial
Média-metragem: 47 minutos




Este é o site Araguaia Noticia, há 13 anos, divulgando o Vale do Araguaia 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.7%
75.2%