Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/12/2021 às 18h47min - Atualizada em 06/12/2021 às 18h47min

Documentário O Dedo de Deus, que foi gravado na Serra do Roncador, estreia nesta terça-feira 7/12 em Barra do Garças

Da Assessoria
Da Assessoria
Foto: Da Assessoria
O filme O DEDO DE DEUS: contatos mágicos na Serra do Roncador estreia amanhã (7 de dezembro), às 19h, no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças (MT). A exibição gratuita respeitará os protocolos de prevenção da Covid-19 e o uso de máscara é obrigatório. Em Cáceres, o documentário será apresentado também amanhã no 3º Festival de Cinema Olhares do Pantanal. Em Cuiabá, a estreia será no dia 14 deste mês, às 19h, no cinema do Sesc Arsenal.

A sessão de amanhã em Barra do Garças será a primeira aberta ao público de uma sequência de apresentações do documentário previstas em escolas públicas e em cineclubes do circuito exibidor do Araguaia, formado por quatro cidades e três aldeias indígenas das etnias Bororo e Xavante. O curta-metragem retrata o misticismo na cordilheira que é considerada um dos pontos de energia espiritual do planeta.

A criação de uma rede de cineclubes, com instalações físicas e tecnológicas adequadas, é uma ação do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD-UFMT), Campus Araguaia, para incentivar a valorização e o conhecimento da realidade local por meio do audiovisual. O NPD é um dos realizadores do filme feito com recursos da Lei Aldir Blanc, edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
Para a idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, a apresentação do trabalho em escolas é uma oportunidade de o público conhecer a sua própria região, geografia e história. “A maioria dos que assistem ao documentário nunca foi à Serra do Roncador. Além disso, o tema aborda a existência humana, assunto muito propício para a fase da adolescência porque, saindo da infância, as questões existenciais vêm com muita força."

O coordenador do NPD-UFMT, professor Gilson Costta, explica que o apoio técnico, logístico e institucional do núcleo aos realizadores da região e as produções audiovisuais feitas pelo próprio órgão impactam no cenário cultural regional. “Proporcionam um número considerável de trabalhos que passam a compor o acervo fílmico da região, estimulam uma cadeia produtiva que acolhe e qualifica os profissionais dessa área no interior e inserem Barra do Garças no circuito mato-grossense de produção audiovisual.”

Documentário

O documentário tem como fio condutor o relato de experiências metafísicas e de evolução da consciência humana vivenciadas pelo ator cuiabano André D’Lucca, um apaixonado pela região. Do primeiro encontro com a serra no município de Barra do Garças (MT), ainda na adolescência, às mais de 30 viagens ao Roncador na fase adulta, André conta sua trajetória em busca de autoconhecimento e de conexão com o divino.

O mistério que transcende a realidade material também entrelaça à narrativa do ator os depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que consideram o Roncador um santuário espiritual e metafísico, um chacra da Terra. Mais do que a porta da Amazônia Legal, a Serra do Roncador seria um portal para o desconhecido.

O título do filme, O dedo de Deus, é uma menção à formação rochosa no Roncador bastante visitada por turistas e místicos do Brasil e do exterior por ser considerada um local de grande concentração energética. Do visível ao invisível, o curta-metragem tem como pano de fundo a reflexão sobre a fuga da rotina e do sistema econômico que valoriza os bens materiais, a busca pelo amadurecimento espiritual que intriga a razão, cura as feridas emocionais e instiga a imaginação.

Com 31 minutos de duração, o filme foi realizado em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT) do campus Araguaia. As gravações durante a pandemia, nos meses de março, julho e setembro deste ano, foram um desafio a mais para a finalização do projeto, que tem locações na Serra do Roncador, no distrito de Vale dos Sonhos, município de Barra do Garças, e em Cuiabá (MT).

Veja o trailer:


 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90