22/11/2021 às 15h17min - Atualizada em 22/11/2021 às 15h17min

Prefeito Adilson destaca valorização da cultura regional com Festa do Caju de Barra do Garças

O evento contou com a participação do grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mario e Thizil e diversos artistas locais.

SECOM/BG via ARAGUAIA NOTÍCIA 

Foi realizado neste fim de semana, a 30ª edição da Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia, no distrito de Voadeira. O evento foi produzido pela Prefeitura de Barra do Garças e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e contou com a apresentação de artistas mato-grossenses, como o grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mário e Thizil e diversos outros artistas locais.

No último sábado (20), o prefeito Dr. Adilson esteve presente com os secretários municipais e a primeira-dama Leila Batista, e fez questão de enfatizar a importância da valorização da cultura regional e o apoio aos artistas locais.

“Temos uma cultura riquíssima e muito bonita que chama a atenção do país e do mundo inteiro, por isso, nós devemos ser os primeiros a valorizar nossos artistas e a cultura do nosso estado e da nossa cidade. Nossa gestão está comprometida em valorizar os artesãos, os pequenos artistas, contribuindo com a valorização e manutenção da nossa cultura para que ela não se perca.”

De acordo com o prefeito uma das estratégias para valorização da arte e cultura em Barra do Garças é levar eventos como esses para os bairros e distritos mais distantes, de modo que todos tenham a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais dessas expressões artísticas.

CLIQUE AQUI; Participe do grupo de WHATSAPP do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI: Participe do grupo do TELEGRAM do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

“Nós queremos democratizar o acesso à arte e a cultura, vamos fazer eventos e feiras culturais nos bairros mais distantes e nos distritos da nossa cidade, para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer e se apaixonar pelas nossas tradições e assim vamos contribuir com a valorização e o fortalecimento da classe artística local”.

A Festa do Caju é um evento tradicional do calendário barra-garcense e voltou a acontecer após a pandemia, desta vez com todo o apoio da gestão municipal. A ação tem como objetivo fortalecer a cultura e culinária local, através da venda dos produtos derivados do caju, produzidos pelos próprios moradores do distrito de Voadeira.

Neste ano o evento contou com a participação de artistas nacionais, mas também deu destaque a artistas locais, como o grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá, que viaja pelo mundo apresentando o Siriri e o Rasqueado, dois ritmos tradicionais de  Mato Grosso. O grupo atualmente é bi Campeão Mundial de Danças Folclóricas, sendo reconhecido em festivais na Turquia em 2017 e na Polônia em 2021, competindo com equipes do mundo inteiro, e se apresentou durante o último sábado (20) em Voadeira.

“Nós temos uma história de 28 anos, como um grupo de dança folclóricas, já estivemos em diferentes continentes levando nossa arte e nossa tradição e agora é uma alegria trazer o Siriri e o Rasqueado, que é típico de Cuiabá e se apresentar aqui em Barra do Garças e para todo o Araguaia”, declarou Domingas Leonor, presidente fundadora do grupo Flor Ribeirinha.

O evento também contou com a exposição de artesanato e feira da culinária regional, além de músicos locais que se apresentaram em todos os dias da festa, como a banda Miauc Lat, a dupla Zé Marcos e Juliano, Rodrigo Sousa e os Guardiões da música Sertaneja.

A 30ª Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia contou com apoio da Associação de Moradores do Distrito de Voadeira, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Barra do Garças e os deputados estaduais Nininho, Dilmar dal Bosco, delegado Claudinei e Valmir Moretto.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.4%
5.3%
18.1%
75.2%