18/12/2020 às 10h54min - Atualizada em 18/12/2020 às 10h54min

Sicredi Araxingu realiza 1º congresso virtual do PUFV

Assessoria / Sicredi
ARAGUAIA NOTÍCIA
Entre os dias 09 e 11 de dezembro, a cooperativa Sicredi Araxingu realizou o 1º congresso virtual do Programa A União Faz a Vida, através da plataforma minhapalestra.online, com temáticas reflexivas, atuais e pertinentes sobre a formação dos educadores. O Congresso constituiu a décima ação integradora de 2020, do movimento VIVESCER, como composição formativa dos trabalhos realizados com os profissionais da educação dos municípios de Canarana, Querência e Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso.

O evento agregou participantes de diversos contextos e contou com a mediação e partilha de vozes de toda a rede de compromisso, com destaque a dos educadores. Com uma acolhida, regada de afetos, a Assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo, Martiéli Sieben Colombo, abriu o evento falando da importância do movimento Vivescer como processo formativo pautado nos princípios do PUFV e nos valores humanos necessários a vida em comunidade. Seu Eldo Renck, Presidente da Cooperativa Sicredi Araxingu fortaleceu a fala, revelando a significância dos educadores em sua vida escolar, profissional e cidadã, refletindo sobre a história do programa na Cooperativa.

O evento contou com a dinamização das falas dos formadores nacionais do PUFV, Jussara Ceron, Maria Carmem Barbosa, Ana Paula Malavolta e Silvio Munari que de forma contextualizada, potente e muito envolvente mobilizaram os educadores a pensar a escola, a educação, a vida e suas complexidades, o ser educador e a aprendizagem como compósito da relação sujeito/mundo.

Somado os três dias, o congresso registrou aproximadamente 2.000 participações. Muitos depoimentos circularam o evento, dentre eles a importância que o PUFV tem na vida dos educadores, tanto no sentido das práticas escolares, quanto do resgate humano proporcionado o ano todo, com as ações personalizadas que foram realizadas.

O Congresso também contou com a fala dos secretários de educação dos municípios, dos profissionais atuantes nas diversas funções que edificam a escola e das crianças possibilitando o protagonismo destes agentes no ambiente virtual construído especialmente para o evento. Para celebrar as ações do Congresso e o sucesso reconhecido nas falas dos participantes, o Diretor Executivo, Carlos Paes Machado fez os agradecimentos e em sua fala destacou que “o distanciamento físico e as novas condições de trabalho  proporcionaram ainda mais a aproximação do PUFV com os educadores, escolas e comunidade, cumprindo com isso os princípios defendidos na metodologia e o seu fortalecimento como programa de responsabilidade social na Cooperativa”.

Para quem não assistiu ao vivo mas gostaria de conferir os detalhes do 1º Congresso virtual do PUFV da Sicredi Araxingu, o evento continuará disponível na plataforma por tempo intederminado. Acesse clicando aqui.

Por: Jussara Ceron, Assessora Pedagógica - PUFV, e Assessoria de Desenvolvimento do Cooperativismo - Sicredi Araxingu.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.4%
17.7%
75.2%