Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
05/10/2020 às 18h22min - Atualizada em 05/10/2020 às 18h22min

Mato Grosso fica em alerta vermelho com altas temperaturas e baixa umidade

Os estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal também estão em alerta vermelho.

ARAGUAIA NOTÍCIA
Melissa Nakamura
Reprodução

Nesta segunda-feira (05) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) classificou o estado de Mato Grosso em alerta vermelho, de onda de calor, o que significa que a temperatura está 5ºC acima da média por um período de 05 ou mais dias. 

 

O INMET ainda ressalta o risco de hipertermia, que é quando o a temperatura do corpo fica muito elevada e nem o próprio metabolismo consegue dissipar esse calor, o que constitui uma emergência médica.  

 

Em Barra do Garças nos próximos dias as temperaturas devem atingir até 42º e a umidade do ar não passa dos 20%, o que além de gerar riscos à saúde, pode intensificar as queimadas prejudicando ainda mais a qualidade do ar e trazendo à tona doenças como virose, asma, rinite, sinusite e etc.  

 

As recomendações para enfrentar essa onda de calor e tempo seco em plena pandemia são as mesmas, hidratar o corpo e os lábios, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, apostar no uso de umidificadores de ar, toalhas molhadas e lavar os olhos e o nariz com soro fisiológico, lembrando claro de evitar aglomerações e exposição direta aos raios solares sem uso de protetor solar.  

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90