07/08/2020 às 18h54min - Atualizada em 07/08/2020 às 18h54min

Governo de MT faz testagem de Covid com profissionais da imprensa

Saiba como foram os testes e as consultas no centro de triagem na Arena Pantanal

Carlos Celestino | Secom|MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Centro de triagem faz atendimento para profissionais da Impressa - Foto por: Christiano Antonucci

Na manhã de sexta-feira (07/08), o Centro de Triagem da Covid-19 montado na Arena Pantanal recebeu 172 profissionais da imprensa mato-grossense para realização de testes do novo coronavírus, consulta e entrega de medicamentos.

A categoria faz parte de uma classe de trabalhadores vulnerável ao risco de contaminação do coronavírus por conta de suas atividades externas. Por isso, o Governo do Estado disponibilizou um período para atender de maneira exclusiva os profissionais da comunicação.

“Estamos aqui com esses profissionais que realizam coberturas jornalistas todos os dias, durante 24 horas, envolvidos em ambientes que possuem aglomerações de pessoas, visitam unidades de saúde que atendem pessoas com a Covid-19 e estão na zona de perigo. Então, temos um dia dedicado essas pessoas”, disse Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde que esteve presente na ação

O gestor completa dizendo o atendimento visa “realizar uma triagem e identificar quem é positivo e pode estar transmitindo o vírus sem saber. Para nós é uma satisfação recebermos todos aqui para prestar esse trabalho de atendimento tão importante no Centro de Triagem da Covid-19”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, também compareceu ao Centro de Triagem da Covi-19 para acompanhar os atendimentos. De acordo com as declarações do gestor, o serviço é fundamental e está sendo muito bem conduzido.

“Peguei minha senha e passei por todas as sequências que têm aqui, todas as rotinas de atendimentos e fiquei impressionado. Isso aqui é um exemplo de respeito ao cidadão mato-grossense. É encantador a forma como você é recebido, o atendimento humanizado. O Governo de Mato Grosso está de parabéns! Secretária de Estado de Saúde está de parabéns! Todos que fizeram parte e contribuíram estão de parabéns”, elogiou Mauro Carvalho.

Ainda de acordo com as declarações do gestor, os trabalhos realizados no Centro de Triagem “vêm colaborar com as Prefeituras da baixadas cuiabana e vão contribuir para redução de casos Covid-19 ou o agravamento do quadro clínico de cada pessoa, graças a uma atitude louvável do governador Mauro Mendes”.

Centro de triagem faz atendimento para profissionais da Impressa
Créditos: Christiano Antonucci

 

Bruna Fernandes Jacarandá foi a primeira profissional da comunicação atendida no Centro de Triagem da Covid-19 e declarou que a ação do Governo do Estado em promover um dia para prestar atendimentos a sua classe “é muito positiva e essencial, pois nós ficamos preocupados e com dúvidas se temos a doença ou não”.

Após seu atendimento ser concluído, a publicitária recebeu o resultado negativo para Covid-19. Ela destacou que todo processo “foi muito bom, muito ágil e atencioso, gostei. Imaginei que fosse demorar, mas fiquei surpresa com a rapidez, todos estão de parabéns, vou até indicar e falar que o protocolo é certinho e não tem risco de aglomeração”.

Gravida de oito meses, a jornalista e apresentadora do Jornal PlayAgora, Marina Martins também esteve no Centro de Triagem para realizar o teste da Covid-19 e avaliou positivo o trabalho prestado pelos profissionais da saúde.

“O atendimento foi muito rápido, todos os profissionais estão bem conectados, prontos para dar os esclarecimentos. Recebi um excelente atendimento, tudo muito bem organizado. Pensei que seria perigoso, mas não tem esse risco e não tem aglomeração, deu para perceber que foi tudo bem planejado e com muito cuidado. Essa iniciativa de atender à imprensa foi válida, importante, as pessoas não precisam ter  medo de contaminação, pois aqui é tudo limpo e rápido, eu recomendo”, disse Marina que teve o resultado negativo para Covid-19.

Sobre o Centro de Triagem da Covid-19

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. O local possui estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus e realização de exame com o uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

O Centro possui uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da doença.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barross/n - Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscara de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.


Notícias Relacionadas »
Comentários »