27/07/2020 às 11h51min - Atualizada em 27/07/2020 às 11h51min

Força Tarefa em Barra do Garças e região reforça saúde indígena contra Covid

Secom - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA


Um avião de cargas da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando insumos aterrissou no domingo (26/7), no aeroporto de Barra do Garças, para a força tarefa de atendimento médico à população indígena da região. Nesta segunda-feira (27), desembarcam os profissionais de saúde que estarão no trabalho de campo nas aldeias Xavante.

A força tarefa faz parte das ações reivindicadas pelo prefeito Roberto Farias e senador Wellington Fagundes ao Governo Federal para levar atendimento médico aos indígenas acometidos pela Covid-19 e outras enfermidades.

Os insumos (equipamentos de proteção individual, medicamentos e testes de Covid-19), serão transportados pelos profissionais de saúde (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra e técnicos de enfermagem) em dois helicópteros que estarão se deslocando às aldeias diariamente da base de apoio montada no quartel do Exército em Aragarças (GO).

“Os médicos estarão nas aldeias para atender as comunidades Xavante e Bororos que precisam de apoio para conter a propagação dos casos de Covid e outras enfermidades que afetam os indígenas, como a tuberculose e o diabetes”, disse o prefeito Roberto Farias.

Duas Unidades Básicas de Saúde construídas pela Prefeitura de Barra do Garças nas aldeias São Marcos e Namunkurá servirão de base a equipe de médicos do Ministério da Saúde no atendimento aos indígenas. Na região são cerca de 22 mil índios.

HOSPITAL DE CAMPANHA - A partir dessa força tarefa o Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Secretaria de Estado de Saúde estarão avaliando a necessidade da instalação do hospital de campanha em Barra do Garças.

O prefeito Roberto Farias agradeceu o empenho e a colaboração dos deputados Neri Geller, Rosa Neide e Dr. Eugênio, a bancada federal de Mato Grosso, secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva e secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo em prol da saúde indígena.

Notícias Relacionadas »
Comentários »