Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
26/05/2020 às 15h59min - Atualizada em 26/05/2020 às 15h59min

Portal presta homenagem a Sebastião Junior se estivesse vivo completaria 73 anos

Ele foi deputado constituinte, secretário de Saúde do Estado e candidato a prefeito de Barra do Garças em 1988. Sebastião Junior faleceu num acidente de carro no Rio de Janeiro em 1989

Portal Valdon Varjão
ARAGUAIA NOTÍCIA
O nome de Sebastião Júnior figura hoje na antiga Praça dos Expedicionários no centro de Barra do Garças


Se estivesse vivo, neste dia 26 de maio, o deputado estadual Sebastião Alves Junior completaria 73 anos. Uma homenagem sobre a trajetória deste político barra-garcense está em destaque no Portal Valdon Varjão. O parlamentar faleceu após sofreu um acidente no Rio de Janeiro e ficar alguns dias internado no hospital. Líder classista, Sebastião Júnior foi deputado estadual constituinte e secretário de saúde do estado do Mato Grosso.

Ele chegou muito jovem à cidade de Barra do Garças, em um momento que para o exercício da medicina haviam poucos recursos materiais, e nos rincões distantes da região do Vale do Araguaia, tudo era muito difícil e repleto de carências.

A medicina à época era principalmente curativa, não preventiva. Havia também nos locais mais distantes uma certa aversão ao profissional médico, que por razões culturais, para muitos era facilmente substituível por benzedeiras, curandeiros, mezinhas e remédios caseiros.

O parlamentar falecido compreendia esse lado da população, mas pela forma com que atuava, aos poucos foi adquirindo confiança dos pacientes. Tinha como missão de vida o exercício da medicina como um sacerdócio. Não se importava de dormir em casas humildes, atender crianças, homens, mulheres, idosos, ou quem quer que seja, da melhor e mais humana maneira.

Percebia que aquele povo precisava de saúde, educação, orientação e atenção e não media esforços para levar esses princípios, que resultariam em qualidade de vida ao sofrido povo da região. Oferecia a casa em que morava com a família em Barra do Garças a pessoas humildes, que ali permaneciam longos períodos, até que obtivessem a cura para seus males e pudessem retornar ao seio da família. A maior recompensa que tinha, era que, além da saúde, levassem no coração a alegria de retornar bem, com um sorriso de alegria e felicidade estampado no rosto.

Foi o primeiro presidente da Associação Médica do Vale do Araguaia, e o trabalho dele o tornou muito conhecido e popular. Apoiado pela família, pela esposa Malba Thania e pelo sogro Valdon Varjão, se elegeu deputado estadual em 1986, fazendo parte da mesa diretora como segundo secretário, na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, onde participou ativamente como constituinte estadual, propondo leis e dialogando com seus pares.

Uma de suas proposituras mais importantes resultou na aprovação da Lei 5.317, de 4 de julho de 1988 que criou o município de Matupá, desmembrando o hoje rico e progressista município, das cidades de Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.



Também foi secretário de saúde do estado do Mato Grosso.

Uma das políticas que implantou foi de distribuir filtros de barro à população carente para que ficassem livres de doenças parasitárias, como verminose. Interessante que até hoje há pessoas que dispõem desses filtros em casa, utilizando-os cotidianamente.

Sebastião Junior, em fevereiro de 1989, após uma campanha eleitoral duríssima, partiu juntamente com a família para alguns dias de descanso no Rio de Janeiro, onde tragicamente foi vítima de um acidente automobilístico e veio a falecer.

Deixou três filhos: Danilo Varjão Alves e Lorena Varjão Alves (advogados) e Ludmila Varjão Alves (médica).

Ao médico, político e amigo de todos, as homenagens do Portal Valdon Varjão.

Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »