Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/05/2020 às 09h23min - Atualizada em 06/05/2020 às 09h23min

Dicas para reduzir o impacto da pandemia nos negócios

ARAGUAIA NOTÍCIA
A atual crise causada pelo coronavírus pegou o mundo de surpresa e as pessoas estão buscando adaptações em seus modos de vida e trabalho para lidar com a pandemia.
Seja em empresas ou na vida pessoal, sabemos que é necessário e essencial contar com planejamento financeiro, reserva de emergência e boa gestão de fluxo de caixa para que os negócios funcionem em épocas de crises.

Porém, nem todos estão preparados para momentos difíceis e não sabem como agir para reduzir os impactos em suas empresas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes para que você possa seguir com seu negócio, mesmo nesse momento incerto atual. Confira!

Faça um levantamento de todas suas despesas e entenda seu fluxo de caixa

É preciso estar preparado para uma possível queda de vendas e fechamento temporário do negócio físico. Portanto, é preciso mais do que nunca saber quais são suas despesas e de quanto você precisa para manter o negócio em funcionamento.

Mapeie todos os comprometimentos em seu orçamento, como aluguel, salários, água, luz, telefone, internet, fornecedores e todas as despesas, sejam fixas ou variáveis.
Saber o que sai do seu fluxo de caixa é essencial para entender o que pode ser cortado e que é precisará ser negociado nos próximos dias ou meses.
Renegocie dívidas e evite fazer novas

Se sua empresa possui dívidas em aberto, é importante buscar a renegociação para que elas não se tornem uma bola de neve durante esse período. Diversos bancos e credores estão sendo flexíveis quanto à pagamentos pela situação atual, vale a pena entender o seu cenário e buscar soluções.

Negocie também com fornecedores, busque flexibilização em boletos e pagamentos e ajuste do melhor modo para sua empresa.

Além disso, só faça empréstimo e novas dívidas se elas forem vitais para o funcionamento do negócio, caso contrário, eles podem causar um grande prejuízo a longo prazo.
Mais do que isso, fique sempre atento e atualizado quantos às medidas governamentais, que está flexibilizando o recolhimento de imposto do Simples Nacional, possibilidade de adiamento de pagamentos, entre outros.

Pense em novas soluções e canais de venda

Se o seu negócio está fechado, não significa que ele precisa parar de produzir e vender. Crie alternativas e disponibilize diferentes canais de venda e de pagamento. É momento de investir em delivery e vendas por aplicativos e redes sociais.

Identifique também novos serviços que possam ser disponibilizados online, como consultoria ou cursos e invista no seu conteúdo. É importante não ficar longe do seu cliente e se mostrar disponível para ele.

Crie promoções e pacotes especiais

Uma forma de manter receita e entrada de dinheiro é através da criação de promoções de seus produtos ou serviços. Flexibilize seus preços, entenda o que você tem no estoque, faça pacotes para aqueles que compram em mais quantidade ou por tempos maiores, no caso de serviços.

É importante incentivar que o público continue realizando compras, mesmo que pequenas quantidades ou valores, para que o negócio se mantenha ativo.

Aprimore suas competências e seja um bom líder

Mais do que nunca, é hora de ser uma boa liderança e passar boas experiências para os colaboradores. Aproveite o tempo mais livre e busque se aprimorar no seu ramo de atuação com cursos e ferramentas que podem otimizar seu serviço e fazer seu negócio sair na frente no futuro.

Além disso, incentive que os colaboradores se aprimorem e utilizem seus horários mais flexíveis de forma produtiva pessoal e profissionalmente.

Em todos os setores que for possível, adote o home office e dê insumos para que os funcionários sigam trabalhando, foque em medidas de prevenção e higiene, flexibilize metas e burocracias e, faça o possível para evitar demissões.

Aproveite também a tecnologia, faça reuniões e mantenha a equipe presente, mesmo que à distância. É preciso cuidar da empresa, portanto, é essencial se preocupar e cuidar daqueles que fazem parte dela.

É natural que um momento como esse provoque nervosismo e instabilidade, mas é importante manter a calma e o planejamento para esses próximos meses.

Busque se reinventar e administre os recursos a curto prazo para que, com o fim do isolamento, suas vendas e contato com o cliente possam seguir ainda melhores do que antes da pandemia.

Como você está administrando a sua empresa durante a pandemia? Aproveite nossas dicas, coloque-as em prática e boa sorte com os negócios!

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90