Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/03/2020 às 09h48min - Atualizada em 24/03/2020 às 09h48min

Eleições municipais podem ser adiadas para 2022 e R$ 1,5 bilhão da política reforçar luta ao coronavírus

Veja
ARAGUAIA NOTÍCIA


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu em reunião online com prefeitos no domingo, 22/3, que as eleições municipais de outubro sejam adiadas em razão da pandemia de coronavírus. O primeiro turno da disputa está marcado para o dia 4 de outubro – serão eleitos prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras. Caso a medida seja adotada, cerca de 1,5 bilhão que seriam utilizados na política, podem reforçar o caixa na luta contra o coronavírus. O senador, major Olimpio, aproveitando esse gancho do ministro da Saúde sugeriu que a eleição seja adiada para 2022 com uma PEC unificando as eleições e diminuindo gastos no país. 

“Eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de o Congresso olhar e falar: olha, adia (as eleições municipais)”. Faça um mandato tampão desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano… uma tragédia. Vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político. Não esqueçam disso”, afirmou. 

O partido Podemos já anunciou que irá pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o adiamento das eleições, ao menos até dezembro. O líder do partido na Câmara, Léo Moraes (RO), argumenta que todo o calendário eleitoral, como realização de convenções, preparação do processo – como teste com urnas eletrônicas – propaganda e propriamente os dias de votação nos dois turnos – 4 e 25 de outubro – coincidirá ainda com a presença da epidemia do coronavírus no país. 

O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), apresentou nesta 2ª feira (23.mar.2020) uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para adiar para 2022 as eleições municipais que estão marcadas para outubro deste ano. A ideia seria unificar o pleito, já que em 2022 haverá a escolha de governadores, deputados, senadores e presidente. Para que a proposta de Olímpio comece a tramitar, contudo, são necessárias as assinaturas de 27 senadores.



 
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90